O início de ano costuma ser marcado pelos gastos com férias e com impostos, como IPTU e IPVA. Mas para pais, existe ainda outro motivo de preocupação: a volta às aulas. Como os gastos com matrículas e materiais podem ser bem significativos, quem não se planeja pode acabar estourando o orçamento.
Dessa forma, aliar qualidade com economia é imprescindível e para isso, os beneficiários do FamCard pode contar com a eficiência do cartão do militar tocantinense, que tem convênios certos para esse período de volta às aulas.
Com o FamCard, o militar que reside em Palmas pode contar com o desconto no Colégio Ideal e para reforçar ainda mais a educação dos filhos, o Kumon também é um dos conveniados e oferece descontos nos cursos de Inglês, Matemática e Português.
Além do convênio nessas instituições, com o cartão do militar também é possível economizar no material escolar, não só na Capital, mas em Gurupi, Pedro Afonso e Porto Nacional, confira a lista abaixo:
1. Papel & Companhia (Pedro Afonso)
2. Papelaria Cometa (Gurupi)
3. Papelaria Dinâmica (Porto Nacional)
4. Papelaria Moderna (Palmas)
5. Papelaria Universal (Palmas)
O Famcard você conta com mais de 300 conveniados espalhados pelos principais municípios do Tocantins, pode dividir as compras em até 3x e possui um limite de R$ 1.500 reais. Antes de efetuar as compras confira se a empresa é uma das conveniadas do cartão do militar. Você pode conferir esta lista neste link: https://www.fundacaoprotocantins.org/pesquisar-empreas/
E para ter uma compra assertiva e econômica, você pode seguir as dicas abaixo:
1 – Faça uma caça ao tesouro pela casa
A ideia é procurar pela casa todos os materiais escolares de anos anteriores e reuni-los, para ver o que ainda pode ser aproveitado. Faça as crianças entrarem na brincadeira e aproveite para ensinar a importância de atitudes de reaproveitamento, evitando o desperdício e o consumismo.
2 – Coloque tudo em uma planilha
Para organizar-se melhor, coloque todos os materiais escolares da lista em uma planilha. Em seguida, marque os materiais que já encontrou em casa e serão reaproveitados. Depois, use essa planilha para auxiliar em sua pesquisa de preços.
3 – Como economizar com livros didáticos e literatura obrigatória
Em sebos, é possível encontrar livros didáticos e literários por um preço bem mais em conta. Apesar do nome, esse tipo de loja pode oferecer produtos em ótimo estado de conservação. O site estantevirtual.com.br, por exemplo, reúne sebos de todo o Brasil e traz descrição detalhada do estado dos exemplares.
4 – Pesquise os preços de cada item que não possui
Com sua planilha de materiais em mãos, tendo marcado os materiais que serão reaproveitados e os livros já encontrados em sebos e na internet, comece a pesquisar o preço dos demais itens da.
5 – Converse com outros pais
Essa dica pode ter três finalidades: você pode se informar sobre lojas mais em conta e outras promoções que podem ser aproveitadas; pode combinar alguns empréstimos, trocas ou até uma doação; e pode também negociar uma compra conjunta de itens que podem sair mais barato no atacado. Ser solidário e cooperativo é sempre uma ótima solução para economizar.
6 – Levar as crianças às compras ou não, eis a questão
Para não acabar gastando mais, pode ser preferível não levar seu filho às compras, já que o ambiente pode deixar a criança hiperestimulada e cheia de novos desejos.
Fonte: Carolina Paes – ASCOM Fundação Pró-Tocantins