Telefone

(63) 3212-3382

FamCard reafirma convênios com óticas dentro e fora do Estado

A Fundação Pró-Tocantins, junto ao FamCard tem ampliado o número de credenciados pelo Estado para proporcionar ao militar mais comodidade na hora das compras. São mais de 290 conveniados, dentre eles as óticas, que estão localizadas em Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Colinas, Guaraí, Gurupi, Redenção e Porangatu. Além da parcelar as compras em até 3x o militar pode ter descontos incríveis, uma vez que os descontos dados pelas empresas vão de 10 a 20%.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que no Brasil mais de 35 milhões de pessoas sofrem com algum problema de visão, número representa quase 19% da população. Dessa forma, ter empresas de qualidade para auxiliar o militar e seus dependentes na hora de escolher óculos e lentes, é fundamental para que os problemas oftalmológicos não evoluam.

Veja abaixo a relação das óticas conveniadas:

  1. Center Ótica Ltda – Palmas
  2. Empório dos Óculos – Palmas
  3. Mercadão Dos Óculos – Taquaralto
  4. Mercadão Dos Óculos – Palmas
  5. Ótica Carol Redenção – Redenção
  6. Ótica Luza – Porto Nacional
  7. Ótica Sofia – Palmas
  8. Ótica Tocantins – Palmas
  9. Ótica Veja Ltda – Araguaína
  10. Óticas Carol – Porto Nacional
  11. Óticas Carol – Colinas do Tocantins
  12. Óticas Carol – Guaraí
  13. Óticas Carol – Gurupi
  14. Óticas Carol JK – Palmas
  15. Óticas Carol – Porangatu
  16. Óticas Tom – Palmas
  17. Óticas Tom Taquara – Palmas
  18. Óticas Tom Teotoni – Palmas
  19. Paraíso Ótica – Palmas
  20. Varão Óptica – Araguaína

Veja abaixo dicas de como escolher a melhor armação e as melhores lentes:

Para dar clareza à hora da escolha, veja os principais fatores que você deve levar em conta – eles interferem diretamente na sua visão

Quando se fala de óculos, deve-se começar pela visita ao oftalmologista em si.

Caso os óculos sejam prescritos, discuta com o oftalmo sobre a lente e a armação. Chegar na ótica sem uma boa noção do que você necessita aumenta o risco de insatisfação e desperdício de dinheiro. E tem mais uma regrinha, destacada por Ricardo Bretas, presidente do Conselho Brasileiro de Ópticos e Optometristas: “Se o estabelecimento não contar com um técnico ótico no momento, vá embora”.

Agora, vamos entender os principais problemas que exigem o uso de óculos ou lentes:

MIOPIA

A miopia é um dos problemas de visão mais comuns. Trata-se da dificuldade para enxergar objetos à distância, que resulta em formas indistintas ou borradas. Essa condição não prejudica a visão de objetos próximos.

Se não tratado, o problema pode piorar. Por isso, para reduzir as dificuldades causadas pela miopia, como visão ineficiente e dor de cabeça, é importante usar óculos de grau.

HIPERMETROPIA

A hipermetropia, ao contrário da miopia, é caracterizada pela dificuldade para enxergar objetos próximos, um problema que afeta, sobretudo, a leitura. Os sintomas dessa condição incluem visão de perto embaçada, cansaço nos olhos e dor de cabeça. Também é um problema que pode ser resolvido facilmente com o uso de óculos de grau.

ASTIGMATISMO

O astigmatismo provoca visão embaçada e distorção das bordas das imagens, ou seja, os contornos dos objetos são vistos de forma irregular. Confundir letras e figuras semelhantes é um indicativo desse problema. Tanto a visão de objetos próximos quanto a daqueles que estão mais distantes são afetadas pelo astigmatismo.

PRESBIOPIA

A presbiopia é conhecida popularmente como vista cansada. É um problema decorrente do declínio da capacidade da visão conforme a idade avança. Trata-se de uma condição comum a partir dos 40 anos e, em menor ou maior grau, a tendência é que qualquer pessoa seja afetada pela presbiopia antes de atingir a terceira idade.

A presbiopia faz parte do envelhecimento natural dos olhos e não tem cura, mas os incômodos causados pela vista cansada são reduzidos com o uso dos óculos indicados pelo oftalmologista.

A LENTE

Material

O mais importante aqui é o índice de refração: ele quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o foco. Quanto maior a taxa, menor a espessura necessária para dar nitidez à visão e, em geral, maior o preço.

Uma lente de alto índice é mais fina que outra de baixo índice receitada para o mesmo grau. Isso reduz o efeito fundo de garrafa e distorções que surgem ao ver um objeto pelas bordas dos óculos. Ocorre que essas vantagens são quase imperceptíveis em graus mínimos, porém ainda assim custosas. Também considere a resistência do material: o policarbonato é o que mais aguenta pancadas.

Fonte: Carolina Paes – ASCOM Fundação Pró-Tocantins

Colaboração: Site Saúde Abril e Eotica