A Fundação Pró-Tocantins (FPTO), através da equipe do Fa-Saúde, retomou no final do ano de 2015 o projeto “Qualidade de Vida por toda a Vida”, cuja primeira edição aconteceu em 2012. O foco do projeto é dar atenção primária à saúde dos beneficiários da Fundação Pró-Tocantins a partir da prevenção de doenças sistêmicas crônicas.
São realizadas verificações de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, verificação da frequência cardíaca, medida de circunferência abdominal para avaliação de risco cardiológico e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Nesta edição o projeto conta com a participação de uma nutricionista, a qual tem realizado orientação nutricional aos beneficiários atendidos nas unidades da Capital e cidades próximas.
Além dos testes de saúde, acontece também a distribuição de material preventivo de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/AIDS) e de material informativo sobre medidas preventivas e cuidados com a saúde.
Nos meses de novembro e dezembro de 2015 foram atendidos 253 beneficiários (militares e servidores civis) lotados em unidades de Palmas como a Sede da FPTO, Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), 1º BPM, 6º BPM, 1ºBBM e 2ªCIA BM.
Também em novembro de 2015 os beneficiários das unidades do 3ºBPM (Pedro Afonso) e da 1ªCIPM (Arraias) foram contemplados com o projeto atendendo, juntas, 142 pessoas dentre civis e militares.
As unidades especializadas da Polícia Militar, sendo elas Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviária Estadual e de Divisas (BPMRED) e Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) foram atendidas entre os dias 18 de janeiro e 05 de fevereiro de 2016, contemplando juntas 112 pessoas, entre civis e militares. Os militares inativos e pensionistas foram alcançados pelo projeto no dia 25 de fevereiro na sede da ASMIR, durante a reunião em comemoração aos aniversariantes do bimestre. Naquele dia foram atendidos 37 beneficiários.
A partir do dia 19 de fevereiro o projeto foi expandido para as cidades vizinhas à Capital, iniciando pela cidade de Paraíso do Tocantins na 3ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar onde foram atendidos 22 bombeiros. Desde o início até agora 566 beneficiários da Fundação, dentre civis e militares, já foram contemplados pelo projeto.
Até o final do mês de março todas as cidades do Comando do Policiamento da Capital (CPC) já terão sido atendidas como 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Porto Nacional, 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Miracema, e 8º BPM, em Paraíso. Os militares do QCG da Polícia Militar e Assessorias (TJ, CPM, MP, etc), bem como as cidades do Comando de Policiamento do Interior (CPI) já estão sendo atendidas a partir desse mês de março. Para estas unidades, a Fundação tem contado com o reforço de profissionais de saúde pertencentes à DSPS – Diretoria de Saúde e promoção social da PMTO.
Nesta semana, o projeto aconteceu na área da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Tocantinópolis. As ações já estão agendadas para o mês de abril nas cidades de Guaraí (7º BPM) e Colinas (3ª CIPM e 2ª CIA do 2º BBM).
A expectativa da equipe é de que todas as unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar tenham sido contempladas com o projeto Qualidade de Vida Por Toda a Vida (QVTV) durante o primeiro semestre deste ano.