O mês de outubro é o mês de combate ao câncer de mama. Fatores como idade e a própria genética da mulher contribuem para o aparecimento da doença. A maioria dos cânceres de mama são diagnosticados em mulheres acima de 55 anos e de 5 a 10% dos casos de câncer de mama são hereditários, o que significa que resultam diretamente de alterações genéticas herdados de um dos pais.
Se levarmos em conta o histórico familiar, o risco de câncer de mama é maior entre as mulheres com parentes em primeiro grau (mãe, irmã ou filha) que tiveram a doença. Nesses casos o risco da doença praticamente dobra
Além desses fatores o estilo de vida pode contribuir para o desenvolvimento de células cancerígenas. O consumo excessivo de álcool, a obesidade e o sedentarismo estão diretamente relacionados ao aparecimento do câncer de mama.
Fique atenta! O alcoolismo está claramente associado ao aumento do risco de desenvolver câncer. Esse risco aumenta com a quantidade de álcool consumida, ou seja, aquelas pessoas que abusam do consumo de bebidas alcoólicas estão mais propensas a desenvolver a doença. Com relação ao excesso de peso, a mulher obesa ou com sobrepeso, após a menopausa, aumenta exponencialmente o risco de câncer de mama. Por tanto, a prática de atividades físicas e uma dieta balanceada são fundamentais para ajudar na prevenção dessa patologia.
Seus hábitos definem sua saúde. Faça sempre exames periódicos. Diagnosticar o câncer de mama em sua fase inicial é crucial.
Outubro Rosa, de janeiro a janeiro esse simples toque pode salvar a sua vida.