APERTEM OS CINTOS
Imagine que você está em um barco a remo num rio de bastante correnteza, com bancos de areia em alguns locais e outros obstáculos, mas com bastante espaço para navegar, se você souber conduzir os remos na direção que quer alcançar”, precisa apenas tomar a decisão de pegar os remos e assumir o comando ou soltá-los e deixar que a correnteza leve o barco para qualquer lugar.
Como sobreviventes que somos de tantas tempestades, aqui estamos para mais um desafio: O de manter ou recuperar nossa saúde financeira em meio à pandemia.
A conjuntura do momento no país alerta para a grande área de turbulência que estamos atravessando. A orientação é: Apertem os cintos!
Apertar os cintos caríssimos não significa deixar de viver, o que inclui consumir, porém á preciso cautela. Isto implica: Prestar bastante atenção ás escolhas na hora de comprar ou contratar um serviço; cortar gastos desnecessários, evitar desperdícios. Atualizar com frequencia a lista de prioridades nas despesas e segui-la com critério.
Lembre-se o dinheiro que vem para suas mãos, não vem de graça, você batalhou por ele, então que tal respeitá-lo? Não deixe que ele “evapore” sem que você saiba para onde foi.
Por mais que pareça muito, o dinheiro sempre acaba se não for bem administrado.
Isso pode acontecer com qualquer um que não tenha objetivos bem definidos ou que vive na base do “deixa a vida me levar”.
ALGUMAS DICAS:
Antes de fechar qualquer negócio se pergunte:
Preciso realmente disso?
Tem que ser agora?
Se não comprar agora o que acontecerá?
Suas escolhas são, na grande maioria das vezes, de sua responsabilidade. Você pode decidir por que, quando, quanto, como, e onde gastar.
Cuidar de sua saúde financeira é sua responsabilidade.
Fonte: Socorro Gonçalves -Psicóloga e Mentora em Educação Financeira