O tema Violência Doméstica cada vez mais faz-se necessário divulgá-lo e mostrar sua relevância. Divulgar o trabalho das redes de apoio e principalmente as formas identificar e se afastar de um relacionamento abusivo.
No mês de abril do corrente ano, conforme dados do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos,foi o primeiro mês vivido inteiramente sob isolamento social e os dados foram alarmantes. De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) houve um aumento de 37,6% no número de denúncias.
A Campanha do mês de Julho “Abra a corrente que te prende. A chave está com você” é desenvolvida em apoio ao movimento “Sinal vermelho contra a violência doméstica, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça.
O nosso objetivo é abordar, durante todo o mês, que embora as redes de apoio sejam fundamentais, a quebra das correntes que prendem uma pessoa a um relacionamento abusivo começa no empoderamento de sua mente e na ampla percepção que tem da sua situação.
O que é de fato é um relacionamento abusivo? Violência doméstica se caracteriza apenas pelo abuso físico? Como dar o primeiro passo para dizer basta? Como se livrar da dependência emocional do abuso? Como se apropriar da ideia de que você se basta e merece mais? Estes serão alguns tópicos abordados em nossa campanha que pretende mostrar que a caminhada rumo a liberdade começa com um passo.
A chave das correntes que te prende só você a possui. Seja você a(o) dona(o) do seu próprio destino, do seu corpo e da sua mente. Liberte-se. Você pode!
Seja também uma parceira(o) de nossa campanha, participe.
Fonte: Carolina Paes – Ascom FPTO