Telefone

(63) 3212-3382

Fundação Pró-Tocantins, PM e parceiros reúnem diversas mulheres no Pelotão Contra o Câncer de Mama

Num encontro que reuniu mulheres militares e civis no Auditório do Comando Geral da PM, nesta terça-feira, 18, foi realizada uma diversificada programação que envolveu palestras, momentos lúdicos e compartilhamento de informações sobre o câncer, em especial o de mama. Estiveram presentes o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva, a tenete-coronel da PM Jacilene Lopes de Melo, diretora-presidente da Fundação Pró-Tocantins, a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Rita Setúbal, representando o Comandante Geral do CBMTO, coronel Dodsley Yuri, além de demais autoridades militares e público civil.

O projeto, batizado de Pelotão Contra o Câncer de Mama, foi uma realização da Fundação Pró-Tocantins, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, Centro Oncológico de Palmas, Laboratórios Sabin, Lojas Maranata, Phitofarma, dentre outros parceiros e teve como foco conscientizar as mulheres militares e civis para que tomem as devidas precauções e cuidados sobre a doença.

O evento teve início com uma palestra motivacional proferida pela doutora Maria do Socorro Gonçalves, psicóloga do CAISPM. Em seguida, o médico oncologista do Centro Oncológico de Palmas fez uma detalhada explanação sobre o que é o câncer de mama, como fazer o autoexame das mamas, casos em que há a pré-disposição à doença, além de falar sobre os avanços da medicina no tratamento do câncer. Segundo ele, Palmas já possui tecnologia de ponta para atender pacientes oncológicos, a mesma encontrada em Goiânia ou Brasília.

Testemunho da senhora Maria Angelúcia sobre sua experiência no tratamento de um câncer de mama

O público presente também pode ouvir o testemunho da senhora Maria Angelúcia Albuquerque, que teve câncer de mama e descobriu a tempo, por meio do autoexame, podendo fazer um tratamento eficaz. Segundo ela, sua vitória sobre a doença foi graças à prevenção e diagnóstico precoce. Assim, ela incentivou a todas as mulheres fazerem a prevenção periódica e a sensibilizarem parente, amigos e toda a sociedade a respeito do tema. “Salvou minha vida e pode salvar a de muitas mulheres”, finalizou Angelúcia. Ao final, a enfermeira Xenia Galvão falou sobre o trabalho da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer e a atuação da entidade no apoio aos pacientes carentes, lembrando que a Liga mantém suas atividades exclusivamente com doações. Ela convidou a todos os presentes a conhecer a Liga e ajudar na causa.

A enfermeira da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer fala sobre o trabalho da entidade e convida a todos para ajudar na causa

Para a diretora-presidente da Fundação Pró-Tocantins, tenente-coronel da PM Jacilene Lopes de Melo, a iniciativa teve como objetivo tratar sobre um tema delicado, mas que precisa ser difundido. “A Fundação Pró-Tocantins tem esse papel de fomentar iniciativas que estejam relacionadas à saúde de seus beneficiários. E aproveitando o período do Outubro Rosa, o encontro foi realizado para reforçar a importância de se prevenir e diagnosticar o câncer de mama e os demais tipos de câncer”, explicou a presidente.

Aline Brabo – Ascom Fundação Pró-Tocantins, integralizada pelo FAM