Foi lançado nesta sexta-feira, 11, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar o programa VIVA MAIS, que tem como foco a adoção de hábitos de vida saudáveis, melhoria da qualidade de vida e consequente longevidade entre os policiais militares. Estiveram presentes na solenidade o Comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva, o diretor de Saúde e Promoção Social da PM, coronel Benvindo Sousa Sobrinho, a diretora-presidente da Fundação Pró-Tocantins, tenente-coronel Jacilene Lopes de Melo, além de autoridades militares, oficiais, praças e civis colaboradores da Polícia Militar.
A abertura do evento contou com a palestra do especialista Michel Santos Silva, doutor em ciências da saúde pela Universidade de Brasília, que falou sobre estatísticas levantadas a partir de estudo realizado com militares tocantinenses, fazendo apontamentos para os possíveis caminhos na busca de soluções sobre o perfil identificado nos policiais.
Em seguida, a capitão Marlene Alves, coordenadora técnica de saúde no serviço de educação física apresentou as etapas do VIVA MAIS e as formas de adesão, informando que o programa é de participação voluntária.
A tenente-coronel da PM, Jacilene Lopes de Melo, diretora presidente da Fundação Pró-Tocantins, reafirmou o compromisso da entidade no que tange à melhoria da qualidade de vida dos militares. “Antes de ser um profissional, o militar é um ser humano que precisa de cuidados tanto psicológicos quanto físicos e essa é uma das grandes causas apoiadas pela Fundação Pró-Tocantins”, destacou a presidente. Ela também aproveitou o momento para lançar o programa Pelotão do Sorriso, que será realizado em parceria com a PM e Corpo de Bombeiros com foco na prevenção e cuidados com a saúde bucal de crianças de zero a 11 anos, dependentes legais dos beneficiários da Fundação Pró-Tocantins.
Sobre o VIVA MAIS
O programa é uma parceria entre a Polícia Militar, a Fundação Pró-Tocantins e Associações Militares e será desenvolvido pela Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS) através do Departamento de Educação Física, Desporto e Saúde (DEFDS), da PM. O desenvolvimento das atividades do programa terá início na Capital e cidades vizinhas e posteriormente será expandido para os demais municípios do Estado.
No decorrer do desenvolvimento do programa os militares passarão por avaliações clínicas, físicas, orientação nutricional, orientação para práticas de atividades físicas orientadas e supervisionadas, bem como avaliações periódicas para acompanhamentos da evolução dos índices apresentados.
Para o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, a instituição não tem medido esforços para proporcionar aos militares todo o apoio e condições necessárias para que este tenha qualidade no trabalho e na vida pessoal. “Temos lançado mão de todas as ferramentas e ações para cuidar dos nossos militares, seja através de programas como esse, seja através de parceria com instituições ou investimento de recursos. Nosso alvo é que o militar termine sua carreira de forma a poder iniciar uma nova etapa com saúde física e emocional”, ressalta o Comandante.