Telefone

(63) 3212-3382

A importância da fisioterapia na recuperação pós Covid-19

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% dos pacientes que tiveram Covid-19 e foram curados, continuam com algum sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença, depois que deixam as UTIs ou enfermarias.  As sequelas da Covid-19 atingem o cérebro, coração, rins e os pulmões. Por isso, esses órgãos tendem a demorar mais tempo para se recuperar.

Segundo Juliana Vitoriano, fisioterapeuta da Fundação Pró Tocantins, a covid é uma doença que ataca principalmente os pulmões, então ela irá enfraquecer o sistema respiratório. “O pulmão é um dos órgãos mais preguiçosos que nós temos. Quando passamos uma semana, por exemplo, sem praticar exercícios físicos, temos uma certa dificuldade em uma simples atividade de subir uma escada”. Então, principalmente para pessoas que ficaram internadas com suporte de oxigênio, é necessária uma reeducação respiratória. Elas precisam reaprender a usar o diafragma e a respirar tranquilamente”.

É importante salientar que a fisioterapia busca suprir a necessidade individual de cada paciente. Através de uma avaliação é possível determinar qual o melhor tratamento para esse indivíduo.

Além das técnicas voltadas para a respiração, o profissional da fisioterapia realiza intervenções que estimulam a mobilidade do paciente, porque devido ao longo tempo em que ficaram acamados os pacientes tendem a perder a resistência muscular. “A fisioterapia motora é importante na recuperação, já que os pacientes ficam por um tempo prolongado acamado. Muitas pessoas tiveram que reaprender a andar e a recuperar essa resistência física” ressaltou Juliana.

A fisioterapeuta aconselha para os pacientes que tiveram covid, mesmo com sintomas leves e que tenham feito o tratamento em casa, a importância do acompanhamento médico. “Busque um profissional de sua confiança para realizar exames e ter certeza que está tudo bem com sua saúde, realize atividades físicas, melhore a imunidade e beba água”.

Para uma melhor recuperação pós covid tenha o acompanhamento de médicos, fisioterapeutas e psicológicos. Vale lembrar que a Fundação Pró-Tocantins subsidia todos os tratamentos médicos dentro da PM e BM.

Para agendar horários com a fisioterapeuta Juliana Vitoriano, entre em contato: (63) 9 8410-0564

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Pró-Tocantins