Segundo o Inca Instituto Nacional do Câncer, 29% dos tumores malignos na mama são registrados todos os anos, caracteriza o tipo de neoplasia mais comum entre as brasileiras.
Uma alimentação preventiva anti-inflamatória atribuirá saúde e menor incidência de formação de tumores.
As frutas vermelhas, facilmente encontradas na amora, cereja, cranberry, framboesa e morango são ricas em antioxidantes e capazes de combater os danos causados por radicais livres( moléculas que atacam o DNA das células e provocam erros que desencadeiam na formação de tumores).
Outros aliados são frutas e legumes amarelos e laranja, precursores de vitamina A. A abóbora, bem abundante em nossa região, cenoura, manga, cenoura e mamão protegem o material genético da célula contra o estresse oxidativo.
As frutas cítricas, laranja, limão e abacaxi também são potentes aliadas nesta prevenção. Somadas a estes alimentos as castanhas e outras sementes oleaginosas em conjunto com a vitamina C, agregam positivamente.
Ricos em fibras, vitaminas e minerais, o brócolis e vegetais de folhas verdes escuras, possuem substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças.
A soja rica em isoflavonas e outras leguminosas como a ervilha, lentilha e grão de bico ajudam na prevenção do Câncer de mama, pois bloqueiam a ação do hormônio estrogênio.
Já a Chia e linhaça também atuam na prevenção do Câncer de mama e outras neoplasias., pois são ricas em fibras e ômega 3. Elas podem ser facilmente acrescidas na alimentação nas saladas, inclusive nas de frutas, no cuscuz, na tapioca, no feijão, nos omeletes e iogurtes.
Alimenta-se adequadamente, evite o sedentarismo, faça o auto-exame.
Policiais e bombeiros militares e seus dependentes, marque sua consulta pelo Whatsapp: (63) 9 9263 3248
Fonte: 2°SGT PM Meire – Nutricionista-CRN 12022