Manter uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes para que seus dentes e gengivas, fiquem em ordem. Dentes saudáveis não são apenas uma questão boa aparência, mas também do bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.
De acordo com a dentista, Major Aline Vasconcelos, é importante manter a frequência de cuidados bucais “Para termos a saúde bucal em dia, devemos escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia, usar fio dental antes e após as escovações. Devemos também evitar comer alimentos doces entre as principais refeições e sempre optar por uma alimentação balanceada e saudável. ”
A dentista também ressalta “A limpeza inadequada dos dentes e demais componentes da boca favorece a proliferação de bactérias que podem causar infecções orais, além de causar complicações em outras áreas do corpo” Além dos cuidados com os dentes, é muito importante se atentar a saúde das gengivas. O uso do fio dental é imprescindível para remover os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes.
A saúde bucal tem ligação com todo o funcionamento do corpo, de forma positiva ou negativa. Para o odontólogo Major Athos Mesquita, devemos nos atentar a saúde bucal e a saúde do nosso corpo “A boca é a porta de entrada para diversos organismo e bactérias, que podem provocar muitas doenças e atingir órgãos, se a higiene bucal não estiver em ordem”. Como exemplo podemos citar uma pesquisa escocesa publicada no British Medical Jounal, revista especializada em medicina, aponta que a saúde da boca está diretamente relacionada com a saúde em geral do paciente. De acordo com o estudo feito, com quase 12 mil pessoas, quem não escovam ou dentes ou escovam apenas 1 vez ao dia, tem mais chances de ter problemas cardiovasculares. ”
Mesmo com os cuidados diários de precaução, é importante realizar a visita ao dentista, pois assim esse profissional vai analisar de maneira mais profunda. “Em geral a recomendação dos especialistas e das organizações de saúde é que a visita ao consultório de dentista seja feita a cada seis meses para que se verifique a saúde bucal, e para que sejam realizados os procedimentos básicos necessários, como é o caso das limpezas. Esse tempo, porém, pode variar com o caso de cada paciente. ” Ressalta o dentista.
Pacientes que apresentam algum problema especifico ou tenham propensão a desenvolver problemas periodontais são aconselhados a fazer mais visitas ao dentista no ano. Outros, que possuem a saúde bucal em dia e estável, podem planejar o retorno conforme a orientação dada pelo dentista. Esse tempo deve ser estabelecido em um diálogo entre paciente e dentista.
A Fundação Pró Tocantins conta com atendimentos odontológicos disponíveis para os Policias Militares, Bombeiros e seus dependentes. Entre em contato com o CISAS ou pela Diretoria de Saúde, para marcar um horário e ver as unidades atendidas.
CISAS-BM: 63 3218-4736
Diretoria de Saúde: 63 3218-4710
Fonte: Giulia Galvão – Assessoria de Comunicação da Fundação Pró-Tocantins