Fundação Pró-Tocantins apoia projetos de saúde

Com o objetivo de beneficiar os militares e seus dependentes, em inúmeras cidades do Estado a Diretoria de Saúde da PMTO e CBMTO conta com o apoio Fundação Pró-Tocantins na realização de diversos projetos que incentivam os cuidados com a saúde e promovam a qualidade de vida por meio do autocuidado e atendimentos dinâmicos.

Em 2022 o projeto “VIVA COM SAÚDE” foi aplicado e tem como intuito prestar assistência médica aos Policiais Militares que desempenham suas atividades nos Pelotões, Companhias e Destacamentos. O projeto proporciona a esses militares assistência médica periódica de maneira itinerante, traçando, em primeiro momento, o perfil da saúde do policial e em um segundo momento implementando estratégias de prevenção e controle de comorbidades adquiridas, em especial as adquiridas durante a realização do trabalho.

Os militares do 4º BPM foram atendidos pela equipe de saúde, que buscam proporcionar melhor qualidade de vida aos militares da região, além de poder rastrear e tratar precocemente doenças crônicas e metabólicas que necessitam de vigilância médica contínua.  Com o projeto é possível despertar o autocuidado e o bem-estar do militar. O Viva com Saúde começou os atendimentos no dia 22 de fevereiro no próprio batalhão e já estendeu os atendimentos para outras unidades como a 2° Companhia em Alvorada e a 3ª Companhia sediada em Formoso do Araguaia, que teve seu atendimento realizado no dia 17 de março.

Já na região norte do Estado através da Diretoria de Saúde da PMTO garante ainda mais o bem-estar aos militares, como é o caso do Projeto Saúde para Todos que tem o objetivo de prestar assistência médica aos Policiais Militares que desempenham suas atividades nos Pelotões, Companhias e Destacamentos no interior do Estado. Este projeto já aconteceu em Araguaína, Tocantinópolis, Lagoa da Confusão, Arraias, Dianópolis, Taguatinga, Paraíso, Porto nacional Miracema, entre outras regiões. A proposta nesta ação, é realizar a consulta médica em clínica geral, onde o profissional repassa as orientações e encaminhamentos necessários para especialidades ou exames.

Idealizar projetos que também tenham foco na alimentação saudável é uma das melhores maneiras de garantir a qualidade de vida dos nossos militares, dessa forma o corpo funciona de forma adequada e também ajuda na prevenção de doenças. O projeto Mais Qualidade de Vida, que entre militares e dependentes já atendeu mais de 25 e entregando 75 serviços aos inscritos no projeto:  antropometria, orientação alimentar e plano alimentar individual específico. Estes atendimentos realizados geraram resultados significativos, na prevenção de doenças, retardo do envelhecimento, equilíbrio hormonal, combate a dores corporais, melhoria do humor, aumento da energia para melhor performance, no TAF-Teste de aptidão física PM TO. A dieta prescrita pela nutricionista oferta refeições com a melhor combinação de sabor e nutrição, através da consulta on-line. Gerando assim, resultados e colaboração para uma vida melhor e saudável.

Esses são apenas alguns dos projetos idealizados pela Diretoria de Saúde da PMTO e que a Fundação apoia e promove, a fim de garantir a qualidade de vida dos militares do Tocantins e seus beneficiários. Proporcionando atendimento médico de qualidade no interior do Estado.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins