A fisioterapia na recuperação muscular

O papel do fisioterapeuta durante o tratamento e acompanhamento de lesões

A fisioterapia ajuda no fortalecimento e recuperação muscular, especialmente quando há alguma debilidade ocasionada por imobilização, decorrentes de fraturas ou lesões, ou depois de um algum procedimento cirúrgico. As lesões e/ou rupturas musculares ocorrem comumente em quem é fisicamente ativo, principalmente quando não há preparação adequada para a atividade praticada,  pois é possível evitar uma lesão muscular através de condicionamento físico e alongamentos. Além disso, é preciso estar sempre atento com a alimentação e hidratação, que são alguns fatores que interferem diretamente no desempenho de alguma prática esportiva.

De acordo com o fisioterapeuta Railker Guimarães, o papel da fisioterapia na recuperação muscular começa pela busca de ações analgésicas e anti-inflamatórias “Busca-se o início do fortalecimento muscular através de exercícios e técnicas que pode ser com uso de aparelhos para estímulos de contrafações musculares, com o objetivo de obter retorno venoso e restabelecer o trofismo, força e aumento de resistência muscular ou através de exercícios que recrutam os músculos desejados.”

O acompanhamento com fisioterapeuta é fundamental na reabilitação da força muscular. Esses profissionais são treinados para trabalhar, potência, flexibilidade, resistência, equilíbrio, propriocepção e até mesmo desempenho cardiovascular, além de executar exercícios que se podem fazer em casa. Porém cada paciente requer uma avaliação individual para que seja orientado de acordo com suas necessidades.

“O acompanhamento dos resultados de recuperações de lesões musculares são realizados baseados em resultados que observam a presença de contração muscular visível com ou sem movimento, movimentos de membros sem relação a gravidade, movimentos de membros contra a ação da gravidade sem resistência e por último, movimento de membro com contra gravidade e com resistência imposta.” ressalta Railker.

A fisioterapia trabalha com prevenção e tratamento de dificuldades funcionais do corpo, oriundas de traumas ou doenças adquiridas. O médico realiza o diagnóstico médico e encaminha o paciente para o fisioterapeuta que busca identificar as disfunções funcionais através dos padrões de movimentos existentes, em seguida inicia-se o trabalho de devolução dos movimentos utilizando várias técnicas associadas a treinos de mobilidades.

Além da grande importância de uma rotina de exercícios físicos para a recuperação muscular, deve ser feito o acompanhamento nutricional com profissionais específicos de  cada área, pois os resultados são potencializados. Após o final do tratamento com a fisioterapia, os cuidados com a prática de exercícios físicos e o acompanhamento nutricional devem ser mantidos para evitar problemas recorrentes ou mesmo outras lesões que possam acarretar disfunções nas atividades diárias do paciente.

Se alimentar bem e praticar exercícios físicos regulares é o início para se ter saúde e bem estar.

A Fundação Pró-Tocantins em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar oferecem aos seus militares tratamento fisioterápico e hidroterápico, especializado e com o suporte necessário para auxiliar na recuperação de lesões e doenças.

Para agendar horários entre em contato:

Fisioterapeuta Juliana Vitoriano: (63) 9 8410-0564

CISAS BM: (63) 3218-4736