Um dos aspectos mais cruciais do trabalho de atuação dos Bombeiros Militares, é o condicionamento físico exigem que eles tenham força e agilidade acima da média, pois diversas funções de trabalho não podem ser executadas sem manter um alto nível de condicionamento físico. Saúde e boa forma são uma parte essencial do trabalho e devem se tornar parte essencial do estilo de vida para se tornar um bom Bombeiro.
De acordo com Rodrigo Santana, Educador Físico e Especialista em Fisiologia do Exercício e Reabilitação Funcional do Movimentado, toda criação do fortalecimento e condicionamento físico começou em 2012 “Foi feita uma avaliação física em todos os bombeiros do Estado para levantamento de dados.
Constatou-se um grande número de bombeiros sedentários onde esses apresentavam; obesidade, hipertensão, diabetes e vários tipos de lesões oriundas também de má postura no trabalho: coluna – 62 %; joelhos – 45 % e nos ombros – 37%.
Após a análise dos dados: criamos um programa de treinamento físico e implantamos o TAF – TESTE DE APTIDÃO FÍSICA, onde no primeiro ano foi feito de forma facultativa e no ano seguinte em caráter obrigatório, onde os testes eram aplicados semestralmente. Os bombeiros reprovados no TAF eram obrigados a participar do programa de treinamento físico oferecido pela instituição para melhorar o seu condicionamento e consequentemente ser aprovado nos próximos testes. Já os aprovados, a opção de participação no programa de treinamento é facultativa. Porém a grande maioria participa dos treinamentos ofertados”.
“Após o 3° ano a percepção na melhora no desempenho funcional dos bombeiros nas atividades do dia-dia que o serviço exige é notada. Neste programa conseguimos recuperar vários bombeiros lesionados que estavam em desvio de função e diminuímos significativamente o número de bombeiros afastados, bem como o número de atestados médicos. Hoje é nítido o interesse e a procura do militar em cuidar da sua saúde e seu condicionamento físico. ” Ressalta.
O programa está voltado para o desenvolvimento funcional das atividades específicas do bombeiro, onde se destacam as seguintes áreas:
- Avaliação funcional
- Treinamento funcional
- Reabilitação funcional
- Treino de Força-musculação
- Natação
- Corrida
Esse programa de treinamento melhora a saúde, o desempenho nas atividades do dia-dia, consequentemente prestando um serviço mais rápido e eficiente a população. Além de criar uma maior expectativa de vida e independência física (envelhecer com saúde).
Dicas para manter um bom condicionamento físico:
- Manter uma vida ativa. Mesmo não estando matriculado em uma academia é possível levar uma vida mais saudável, pratique caminhada.
- Pratique uma atividade física que você goste regularmente.
- Mantenha uma alimentação correta. Mantenha seu peso corporal equilibrado e seus níveis de energia adequados para a prática das atividades físicas.
- Durma bem, garantindo entre 6 e 8 horas de sono diariamente.
- Hidratação é fundamental para manter os processos fisiológicos de um praticante de exercícios físicos. 3 litros de água por dia para quem pratica bastante atividades físicas.
- Não permita que a falta de tempo o impeça de praticar atividades físicas, invista em atividades físicas mais vigorosas, mesmo que praticados por curtos espaços de tempo aumentam o gasto calórico e contribuem para a melhora do condicionamento físico.
- Em sua rotina de treinos inclua exercícios cardiorrespiratórios (caminhada, corrida, natação, hidroginástica), de força muscular (musculação, treinamento funcional) e trabalhe sua flexibilidade.
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois o álcool no organismo influencia negativamente as funções metabólicas e fisiológicas, que são essenciais para as performances físicas.
- No início, foque na boa postura durante a execução dos movimentos, na sua concentração e divirta-se com seus movimentos.
- Exercite-se, de preferência, com a orientação de um bom profissional da área. Isso irá assegurar maior eficácia e segurança para você durante os treinos.
Mantenha o foco sempre e cuide-se, pois, ser um Bombeiro Militar exige um grande esforço físico e mental.
Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins