Dia do Enfermeiro: A importância deste profissional para a sociedade

Presença constante durante todo o tratamento dos pacientes, os enfermeiros exercem um papel fundamental no sistema de saúde. São profissionais responsáveis e comprometidos com o bem-estar dos pacientes. Os enfermeiros têm diferentes atribuições e todas elas são focadas nos cuidados com a saúde, desde a entrada no hospital até a alta. Para reconhecer e homenagear estes importantes profissionais, no dia 12 de maio é celebrado o Dia do Enfermeiro e o Dia Internacional da Enfermagem.

A Cabo PM Thais Luanna é enfermeira há 11 anos e conta o porquê de ter escolhido a enfermagem “Eu sempre gostei de pessoas, eu gosto desse contato e de poder ajudar. A enfermagem é isso: cuidar. Eu costumo dizer que o médico foca na doença, claro que tem o foco no paciente, mas a enfermagem é quem efetivamente cuida do paciente e está com ele o tempo todo. Eu considero a enfermagem o verdadeiro cuidado com o paciente.”

Nos últimos tempos, os profissionais, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, enfrentam desafios diários e, perante a população, se tornaram verdadeiros heróis. Isso porque os enfermeiros arriscam suas vidas diariamente para cuidar de outras pessoas durante uma internação hospitalar ou no período de tratamento de alguma doença.

“Eu sou muito feliz de ser enfermeira aqui na Fundação, aprendi muitas coisas novas, tive a experiência de trabalhar em muitos projetos que atendiam militarem em todo Estado, desde  capital até a cidade mais interioranas. O carinho com que eles recebem a gente, é um carinho tão grande e isso enchia meu coração de alegria.” relata a Cabo.

Apesar da sociedade saber que os profissionais sempre mostraram seu empenho mesmo diante de plantões e rotinas de trabalho exaustivas, foi com os últimos acontecimentos, como a pandemia, que a população passou a valorizá-los ainda mais. Diariamente, eles lutam contra o cansaço físico e a exaustão mental para atender os pacientes com um sorriso no rosto e na esperança que de tudo vai ficar bem.

E os serviços dos enfermeiros vão além dos hospitais, consultórios médicos, ambulatórios e lares de idosos. Eles também podem atuar em home care e trabalhar com cuidados paliativos, para melhorar a qualidade de vida do paciente e aliviar o sofrimento diante de doenças. Mas, independente do local de atuação, todos têm o mesmo objetivo: cuidar de pessoas.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins