A eficiência nos atendimentos com o PMTO Mobile

Com mais de um ano do lançamento do PMTO Mobile, as ações operacionais da Polícia Militar estão cada dia mais dinamizadas, devido a ampliação das funcionalidades no atendimento de demandas operacionais, como as ocorrências em tempo real e consulta on-line do banco de dados de órgãos da segurança pública, tendo uma melhora na eficiência do trabalho dos militares.

Questionado sobre como a ferramenta foi recebida pela tropa, o chefe da Assessoria Técnica de Informática (ATIT), Ten. Cel. Mecena afirma que foi positiva. “Os atendimentos são mais rápidos, pois o sistema permite registro e consultas de dados em uma ferramenta só. A recepção da tropa tem sido bastante satisfatória”.

De acordo com dados do aplicativo, no ano de 2021 foram registradas 19.188 ocorrências e até abril de 2022 foram 10.239, totalizando 29.427 ocorrências. O número de infrações já passa de 17 mil, desde o ano de sua implantação.

O PMTO Mobile é uma ferramenta inovadora em tecnologia da informação, que visa acelerar o atendimento de demandas operacionais e promover o acesso de informações por meio de um banco de dados virtual. Proporciona maior celeridade e qualidade nos atendimentos realizados pela Polícia Militar, como ocorrências e Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Os kits de tecnologia da ferramenta são compostos por smartphones, tabletes, impressoras térmicas, suportes e carregadores portáteis.

A Fundação teve um papel imprescindível na execução deste projeto, que assinou em 2019, um termo de cooperação entre a Polícia Militar e Ministério Público do Trabalho para destinação de recursos para a aquisição da solução tecnológica (PMTO Mobile), para implantação da tecnologia embarcada em viaturas. A partir desta ano a Fundação captou os Recursos e acompanhado toda a aquisição de material para a execução do projeto.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins