Telefone

(63) 3212-3382

Clima seco requer alimentação especial

Notou o tempo seco nos últimos dias? A culpa é da baixa umidade do ar: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde humana é que haja pelo menos 60% de água (em forma de vapor) no ambiente. Contudo, é comum que alguns lugares, como aqui no Tocantins, registrem porcentagens extremas (até menos de 20%), principalmente nessa época do ano.

E aí, é preciso tomar cuidado. Isso porque a pele pode ressecar, as vias respiratórias ficam extremamente secas, e internamente vamos sofrendo com a desidratação. Mas como aliviar esses incômodos?

Uma dieta equilibrada ajuda quando o assunto é hidratação. A nutricionista da Fundação Pró-Tocantins, 3° SGT Meire Melo, explica que, em situações como essa, o corpo necessita de mais água e deve-se dar preferência a alguns alimentos específicos, “Muitas frutas e vegetais são ótimas fontes de água e melhoram a sensação incômoda do tempo seco”, orienta.

A umidade baixa do ar, além de causar a desidratação, ressecar os lábios e deixar a boca seca, atrapalha também o funcionamento do intestino, que tende a ficar mais preso devido ao aumento da necessidade de água pelo corpo, acarretando a desidratação das fezes. A orientação da nutricionista é que em casos como esse as pessoas fiquem atentas ao seu consumo de fibras. “A melhor dieta é reforçar o consumo de água. Você sabia que o consumo de água ideal em litro é o seu peso, multiplicado por 0,35. Exemplo um peso de 58 kg, resulta em uma necessidade de mais de 2 litros de água”, afirma.

Quais os melhores alimentos para ingerir no tempo seco?

Melancia – Com 92% de água em sua composição também é uma excelente fonte de vitaminas C, A e magnésio. Além disso, é uma fruta com baixo teor calórico – de acordo com Adriana, apenas 46 Kcal por xícara de chá. Ótima opção para quem quer perder peso.

Morango – Só não vale misturar ele com doces. Segundo a especialista, 91% de um morango é água. A fruta também é uma boa fonte de ácidos fenólicos, compostos que neutralizam os radicais livres, bloqueando sua produção.

Melão – Primo distante da melancia, não fica atrás quando o assunto é água, que corresponde a 90% da fruta. O melão é rico em fibras, que ajudam a aumentar a saciedade.

Pêssego – Conta com 90% de água na composição. Além de ser rico em vitaminas e minerais importantes, como A, C, B, potássio e antioxidantes.

Laranja – A rainha da vitamina C conta 88% de água em sua composição. Também é ideal para manter a imunidade em dia.

Pepino – Conta com impressionantes 95% de água. É uma excelente alternativa para quem quer perder peso, por causa do baixo índice calórico.

Alface – Presente em quase todos os pratos de salada do Brasil, o vegetal tem 96% de água. E ainda é rico em vitaminas K e A, importantes para manter a saúde dos ossos.

Abobrinha – 94% de água. O legume pode ser uma boa opção para dietas de baixo carboidrato.

Policiais Militares, Bombeiros e seus dependentes, a Fundação Pró-Tocantins disponibiliza o serviço nutricional com a Nutricionista 2ª SGT Meire Cunha.

Marque sua consulta com pelo Whatsapp: (63) 9 9263-3248