Fisioterapeuta da Fundação Pró-Tocantins realiza palestra no CBMTO

Juliana Vitoriano ministrou para alunos do PROEBOM sobre postura e a função do fisioterapeuta nas corporações Militares

A fisioterapeuta da Fundação Pró-Tocantins, Juliana Vitoriano a convite do Corpo de Bombeiros Militar, ministrou para alunos do Projeto Educacional Bombeiros Mirins uma palestra para crianças. Como a Fundação tem parceria com o projeto PREBOM dos Bombeiros a Fisioterapeuta mostrou para as crianças que dentro da corporação dos Bombeiros também existem pessoas que não são militares e que ajudam no dia a dia.

“Nessa palestra eu falei um pouco do trabalho da Fundação, o que era a entidade e pra que existia. Também falei da minha profissão, o que é ser fisioterapeuta e o que é a Fisioterapia, os locais onde atuam, como funcionava a fisioterapia no Corpo de Bombeiros, no CISAS BM e falei sobre equipamentos de fisioterapia, fazendo a demonstração”, afirma a fisioterapeuta.

A fisioterapia é fundamental na reabilitação da força muscular. Esses profissionais são treinados para trabalhar, potência, flexibilidade, resistência, equilíbrio, propriocepção e até mesmo desempenho cardiovascular, além de executar exercícios que se podem fazer em casa. “O principal tema abordado foram as correções posturais, dentro disso eu expliquei para eles como era a coluna, o quadril, como devemos nos sentar, como tem que abaixar pra pegar peso e a importância do fortalecimento muscular, mostrando todos os músculos da parte posterior da coluna. Mostrei essa parte toda e fiz a dinâmica de correção de como sentar, como caminhar, a questão do celular e os prejuízos para a postura”.

Através da captação de recursos, a Fundação Pró-Tocantins intermedia o repasse de verbas do Fundo de Erradicação e Combate a Pobreza – FECOEP para o PROEBOM, dessa forma o projeto tem continuidade e beneficia inúmeras crianças. O Corpo de Bombeiros Militar promove o projeto e visa interagir com a comunidade, na base de formação das crianças, adolescentes e suas famílias inseridos valores da ética e cidadania, o respeito a pluralidade cultural a valorização e preservação do meio-ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico transformador.

Fonte: Giulia Galvão