Telefone

(63) 3212-3382

Setembro amarelo: Saúde mental dos militares é uma prioridade

A Fundação Pró-Tocantins tem como finalidade a promoção, o apoio, a coordenação e a execução de ações, projetos e benefícios assistenciais e sociais relacionados à melhoria da qualidade de vida dos militares tocantinenses. Com esse foco a instituição faz questão de investir na saúde mental, pois entende a importância dela para o bom desempenho das atividades militares na sociedade. Seja através dos Psicológicos contratados diretamente pela Fundação ou pelos subsídios destinados às corporações militares (PM/BM), para as ações voltadas para a saúde mental.

De acordo com a Major Leticia Moreira, Psicóloga da Polícia Militar e Doutora em Desenvolvimento Humano é fundamental a assistência dos psicólogos aos militares. “A presença de um profissional da psicologia auxilia muito o militar a integrar suas diversas faces, seu sistema familiar, suas questões pessoais e emocionais com o seu trabalho, de forma com que ele fique ainda mais alinhado com o propósito de servir e proteger a sociedade, além claro, de cuidar das questões de saúde mental e prevenir contra o estresse”.

O militar deve receber um acompanhamento multidisciplinar para que ele possa dar a devida importância a saúde clínica, sono regular, bons hábitos alimentares, vida social satisfatória, família e filosofia de vida ou religiosa que são fundamentais como estrutura desses indivíduos. “O trabalho de um profissional da psicologia envolve sigilo, cuidado e acolhimento. E ele ajuda você a ampliar o olhar sobre a situação que você está vivendo no momento, de forma a reconhecer os seus limites e potencializar suas habilidades, criando novas estratégias de enfrentamento para cada situação”, ressalta a psicóloga.

Para a Major Letícia é “importante ressaltar que fazer psicoterapia antes de tudo um processo de autoconhecimento, onde você vai se dar a oportunidade de conhecer e alinhar melhor o seu propósito de vida para realizar os seus sonhos”.

As atividades desempenhadas por policiais e bombeiros militares exigem um equilíbrio físico e mental constante. O que é alcançado apenas quando sua qualidade de vida no trabalho está aceitável. Satisfação com o ambiente de trabalho promove bem-estar físico e psicológico, necessários para atender às demandas da função com o máximo de profissionalismo e eficiência sem negligenciar sua própria saúde.

Fonte: Giulia Galvão