Telefone

(63) 3212-3382

Trombose: uma doença que deve ser prevenida

Uma em cada quatro pessoas no mundo morre por condições causadas por trombose, segundo a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia. A trombose é causada por um coágulo sanguíneo que pode bloquear ou prejudicar o fluxo de sangue na região em que está e até se soltar e se mover para um órgão. A trombose acomete principalmente as veias das pernas (trombose venosa profunda) e os pulmões (embolia pulmonar).
A médica Dra. Maria Angela Franco resume bem o que é a trombose e suas principais causas. “A trombose ocorre pela formação de um coágulo sanguíneo dentro dos vasos podendo ser na artéria ou na veia, mais comumente na veia. A famosa Trombose Venosa Profunda, que muita gente conhece. Suas principais causas são, por exemplo, a falta de movimentação: longos períodos sem se movimentar, como em casos de internação pós cirúrgica, em casos de longo voos de avião, o uso do anticoncepcional também é um fator importante para trombose, e além disso pessoas com varizes, o fumo, o álcool, tudo isso influencia nas causas”.
Os sintomas mais comuns são o inchaço e a dor. “A trombose pode apresentar dor local, inchaço, principalmente em membros inferiores que é onde acontece mais, pode haver endurecimento da pele nessa região, a pele fica mais avermelhada e/ou arroxeada. Lembrando, porém, que em alguns casos ela pode ser assintomática e você não apresentar nenhum desses sintomas”, segundo relata a doutura.
Fatores hereditários também estão envolvidos no desenvolvimento da trombose, mas somente devem ser investigados em pacientes com história familiar ou com trombose em idade abaixo de 50 anos e sem fatores de risco adquiridos.
O tratamento é feito com substâncias anticoagulantes (impedem a formação do trombo e a evolução da trombose). Nos últimos anos houve uma grande evolução no tratamento da TVP com medicamentos que permitem ao paciente se tratar na própria residência, ressaltando-se que é importante ter sempre um acompanhamento médico mesmo nessa situação.
Mudança de hábitos ajuda a prevenir a trombose
Embora não seja possível evitar alguns fatores de risco, é possível prevenir a trombose ao adotar um estilo de vida saudável. Veja, a seguir, como fazer isto:
● Pratique exercício físico regularmente;
● Não fume;
● Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
● Mantenha uma alimentação equilibrada;
● Procure manter o peso;
● Durante viagens prolongadas, use roupas e calçados folgados e confortáveis;
● Caso trabalhe muito sentado, tente se movimentar ou usar meias de compressão;
● Beba muita água para evitar desidratação.
É importante consultar um médico se você tiver histórico de trombose na família ou apresentar alguns dos sintomas. Com a trombose diagnosticada, o médico poderá indicar o tratamento adequado.