Telefone

(63) 3212-3382

Alimentos aliados na saúde da mulher

Diversas complicações, mais propensas ao universo feminino, podem ser minimizadas com a ingestão de itens específicos.

Existem nutrientes essenciais para a saúde da mulher. Esses alimentos podem ajudar a prevenir diversas doenças como câncer de mama e útero, prisão de ventre, colesterol, diabetes, osteoporose, anemia, hipertensão, baixa-estima e até endometriose.

Mesmo que a mulher se alimente bem, saiba que apenas pequenas mudanças no cardápio podem fazer maravilhas para a beleza e para a longevidade.

Você já ouviu que uma dieta equilibrada é um dos elementos chave para uma vida com saúde? Tanto as mulheres quanto os homens devem desfrutar de uma variedade de alimentos, como grãos integrais, frutas, verduras, gorduras saudáveis, proteína magra e laticínios com baixo teor de gordura. Mas existem necessidades nutricionais especiais para as mulheres, principalmente durante algumas fases da vida.

A nutricionista da Fundação Pró-Tocantins, SGT Meire Cunha explica que existem alimentos essenciais para o consumo feminino, que colaboram com o funcionamento do corpo e ajudam a evitar doenças futuras, “o inhame é rico em antioxidantes e fibras, além de ajudar no processo de menopausa, diminuindo os fogachos/ ou calorões e a perda de massa óssea. A linhaça tem ômega 3 e previne contra os cânceres de mama, endométrio e ovário. Reduz as dores da menstruação, as cólicas, sendo um combo especial para cuidar do corpo da mulher. O ideal é que triture no dia e na hora para não perder os ácidos graxos, podendo guardar na geladeira, usar nas frutas, colocar na água para hidratar e fazer um gel, colocar nos shakes e sucos melhorando a sensação de saciedade. No período da TPM usar as sementes de linhaça ou chia reduz inchaço, dores nas mamas e cólicas, além de melhorar o fluxo sanguíneo”.

Uma das complicações presentes no universo feminino é a relação entre a pós-menopausa e a osteoporose, as mulheres e os idosos estão no grupo com maior incidência da doença. Conforme a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo uma em cada três brasileiras desenvolve osteoporose após a menopausa. A doença provoca um enfraquecimento progressivo dos ossos, podendo ocasionar fraturas. Por isso é tão importante, especialmente para a mulher, manter uma dieta rica em cálcio, seguindo à risca ao longo da vida a ingestão diária recomendada deste mineral. Estudos mostram que mulheres que tomam mais chás têm uma descalcificação melhor, “o chá de amora para o período de peri e menopausa tem ação fitoestrogênica, além de reduzir a descalcificação, auxiliar na manutenção da massa óssea, controle de glicemia, triglicérides e colesterol, afirma Meire.

A mulher conforme vai envelhecendo tem uma tendência a cursar com estes problemas, devido a queda hormonal. O chá verde tem ação protetora. Nas mulheres hiperestrogênicas controlam este hormônio, previnem contra o câncer de mama, controlam o aumento do mioma e endometriose. Esse chá não ajuda só na manutenção da gordura corporal, como traz um relaxamento do sistema nervoso pois na menopausa a mulher tende a ficar mais irritada.” explica a nutricionista.

Uma alimentação saudável é balanceada, ou seja, possui alimentos dos mais variados tipos. A questão crucial é a quantidade. Açúcares e gorduras também devem fazer parte, porém devem ser a exceção. Por outro lado, verduras e frutas podem ser consumidas em maior número.

Outro fator importante que deve ser levado em consideração quando falamos de alimentação e saúde da mulher é o autoconhecimento. Passar a observar como o corpo reage a determinados tipos de alimentos pode ajudar no estabelecimento de um cardápio que se adapte melhor à mulher. Nesse ponto, vale destacar que cada uma é única. O que pode ser bom para uma, para outra pode fazer mal.

Quer fazer o seu acompanhamento nutricional com a SGT Meire Guilherme? Ligue para 63 99263-3248 e agende a sua consulta.

 

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins