Telefone

(63) 3212-3382

Carnaval seguro: como se prevenir de ISTs

O Carnaval é uma ocasião em que a preocupação em relação à transmissão de ISTs está maior, pois o período é propício para que as pessoas estejam mais vulneráveis a relações sexuais sem a devida proteção.

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias e demais microorganismos transmitidos principalmente na relação sexual – seja ela oral, vaginal ou anal. Em alguns casos também pode ocorrer a chamada transmissão vertical, ou seja, entre gestante e bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação. É o caso do HIV, da sífilis e das hepatites B e C.

Segunda a Dra. Maria Ângela Franco, o álcool é um fator de risco para a contaminação de algumas IST’s “O consumo de álcool durante o carnaval é apontado como um fator de risco para a transmissão de ISTs, pois o uso da substância, quando ingerida antes ou durante o ato sexual, favorece o sexo sem o uso de preservativo”

Nesse sentido, a recomendação primordial é ficar atento para o uso de preservativos (femininos e masculinos) – mesmo se estiver sob o efeito de substâncias lícitas ou ilícitas.

A médica também esclarece que é mitos sobre como contrair IST’s “É um mito pensar e afirmar que para contrair alguma IST é necessários se relacionar com diversos parceiros, na verdade basta ter uma relação sexual desprotegida com alguém que esteja contaminado, para você adquirir aquela doença”.

A maneira mais eficaz de prevenir as IST é fazendo o uso de preservativo. Paralelamente ao uso do preservativo, é importante fazer os testes para detecção de doenças. Normalmente, essas doenças e infecções não apresentam sintomas óbvios. Então, não é possível afirmar se alguém tem ou não e, geralmente, a pessoa com IST não sabe que tem e ela pode transmitir para outras pessoas.

Hidrate-se constantemente e não deixe de se alimentar. Esse combinado ajuda a amenizar os efeitos do álcool, como sonolência, perda de memória, dificuldade de tomar decisões, entre outras atitudes típicas da embriaguez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *