O câncer de ovário é uma doença silenciosa que só pode ser vencida por meio da conscientização.
O Dia Mundial do Câncer de Ovário é uma data universal que tem por objetivo disseminar informações sobre a doença e promover a conscientização e a esperança. Comemorado no dia 08 de maio de cada ano, essa data é uma oportunidade única para auxiliar mulheres na detecção precoce da doença, aumentando as chances de um tratamento eficaz.
O diagnóstico precoce é essencial para aumentar a probabilidade de sobrevivência e o prognóstico das pacientes. A Organização Mundial da Saúde (OMS), classifica o câncer de ovário como sétimo câncer mais recorrente nas mulheres em todo o mundo, e também uma das principais causas de morte relacionadas ao câncer feminino. No ano de 2022, a OMS fez uma estimativa de que são identificados cerca de 239.000 novos casos por ano, no mundo, causando aproximadamente 152.000 mortes.
O câncer de ovário é conhecido como “assassino silencioso” devido a sua natureza sorrateira e seus sintomas vagos, que muitas vezes são negligenciados. Os sintomas iniciais são comumente confundidos com problemas gastrointestinais comuns, levando a um diagnóstico tardio, quando a doença já está em estágio avançado.
É fundamental que toda mulher procure um ginecologista para realização de seus exames periódicos. Além disso, as mulheres devem estar atentas a sinais como dor abdominal persistente, inchaço abdominal, dificuldade para comer ou sensação de saciedade rápida, mudanças nos hábitos intestinais e cansaço inexplicável. Se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas, é fundamental buscar orientação médica.
Mulheres beneficiárias da Fundação Pró-Tocantins podem procurar um médico ginecologista ou oncologista em nosso site na aba do FA-Saúde.
Por Amanda Dias