Dia Mundial da Alergia: data foca em conscientização sobre o impacto das alergias na qualidade de vida

Médica alergista da FPTO falou sobre a importância do diagnóstico precoce e o manejo adequado para um menor impacto no bem-estar do paciente.

Hoje, 08 de julho, é comemorado o Dia Mundial da Alergia, data em que profissionais de todo o mundo buscam conscientizar sobre essa condição que afeta milhões de pessoas no mundo. As alergias podem impactar diretamente a qualidade de vida das pessoas, embora sejam comuns, seu impacto na vida cotidiana pode ser profundo.

É de suma importância a prevenção, o diagnóstico precoce e manejo adequado das alergias para evitar os sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e anafilaxia. A Dra. Carine Lopes, médica alergista da Fundação Pró-Tocantins, reforça que o acompanhamento é essencial para que o impacto ao bem-estar do paciente seja o menor possível. “Identificar e tratar de maneira correta a alergia é uma forma de, além de prevenir aquela coceira incômoda e a irritação, fazer com que o paciente não tenha grande prejuízos na qualidade de vida e no bem-estar. Também é muito importante que o paciente leve o tratamento a sério e siga à risca as recomendações para um resultado eficaz no tratamento. É sempre bom lembrar que o paciente deve evitar a automedicação “, disse ela.

Ela ressalta ainda que o tratamento daqueles que convivem diariamente com alergias pode incluir: evitar alérgenos conhecidos, usar medicamentos conforme prescrição médica e estar preparado para possíveis reações adversas. Compreender a sua condição e buscar ajuda profissional pode fazer toda a diferença caso você sofra com as reações adversas. Para agendar uma consulta com a médica alergista da Fundação Pró-Tocantins basta entrar em contato com a Secretaria Médica através do número de WhatsApp (63) 8155-0040.

Por Amanda Dias