A saúde bucal e seu reflexo na saúde do corpo

Saiba como a saúde bucal influência a sua saúde e quais as opções de atendimento odontológico ofertadas por intermédio da FPTO.

A saúde bucal é um dos pilares fundamentais para o bem-estar humano. É muito comum ouvirmos a frase “a saúde começa pela boca”, mas será que o devido acompanhamento odontológico está sendo realizado? Investir em saúde bucal vai muito além de um sorriso bonito, com dentes super brancos, ela está intrinsecamente ligada à nossa saúde como um todo.

Como a boca é a porta de entrada para o nosso corpo, os problemas de saúde bucais podem indicar ou desencadear diversas condições sistêmicas. Um exemplo famoso dessa relação entre saúde bucal e corporal é a associação da periodontite, que se trata da inflamação da gengiva, a doenças cardiovasculares. Além disso, as bactérias presentes na boca podem entrar na corrente sanguínea contribuindo para a formação de placas nas artérias e aumentando o risco de infarto e derrame.

A saúde bucal impacta não somente questões graves de saúde, mas também o dia a dia, influenciando na qualidade da alimentação, qualidade do sono e possivelmente causando cansaço e irritabilidade.  Quando se trata de saúde bucal, além do atendimento realizado pelos odontólogos das Unidades militares da PM e BM, beneficiários da Fundação Pró-Tocantins, podem usufruir de inúmeras vantagens realizando a adesão no OdontoFAM, plano que conta com mais de 28 mil odontólogos credenciados em todo o Brasil.

Beneficiários podem saber mais sobre o OdontoFAM clicando aqui. Neste link também consta informações sobre adesão.