Dia do Nutricionista; profissionais desempenham papel essencial na promoção da saúde

Esses profissionais são indispensáveis à saúde integral durante todas as fases da vida.

No Dia do Nutricionista, celebrado hoje, dia 31 de agosto, é de suma importância que abordemos a importância desses profissionais, que através da alimentação, transformam nossas vidas, promovendo saúde e bem-estar. Os nutricionistas realizam um trabalho que vai além das prescrições de dietas, cuidando da saúde integral, educação nutricional e o apoio em diversas fases da vida.

A nutricionista da Fundação Pró-Tocantins (FPTO), 3ª SGT Meire Cunha afirma que a nutrição é um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida. “Ser nutricionista é, além de tudo, contribuir ativamente e diariamente com a saúde e qualidade de vida do paciente. A nutrição é de suma importância e os cuidados em relação a alimentação jamais deveriam ser postergados. A alimentação equilibrada é a base para um desenvolvimento saudável na infância, ajuda a manter a energia e a disposição durante a vida adulta e é crucial para uma longevidade com qualidade. Uma boa nutrição fortalece o sistema imunológico, melhora a função cognitiva e contribui para o controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Cuidar da alimentação é, em essência, cuidar da vida, e esse é o maior significado da nossa profissão’, disse ela.

Nos últimos anos, profissionais de nutrição vêm ganhando cada vez mais espaço, atuando em áreas como nutrição esportiva, saúde coletiva e a gastronomia, tornando evidente a versatilidade da profissão e conquistando reconhecimento e valorização, essenciais para que cada vez mais pessoas conheçam e busquem acesso a esses profissionais. A mensagem central desta data tão importante é “busque saúde através da nutrição”, afinal, é comum ouvir o ditado “a saúde começa pela boca”, mas será que as pessoas realmente estão de olho em hábitos alimentares que podem ser prejudiciais à saúde?

Para os militares que desejam ter acesso a nutricionista em Palmas, além do atendimento da Fundação Pró-Tocantins, que pode ser realizado na sede da Entidade, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Saúde e Assistência Social do Corpo de Bombeiros do Tocantins (Cisas-BM) ou a Diretoria de Saúde e Promoção Social da Polícia Militar do Tocantins (DSPS-PMTO) através dos números:

FPTO – Secretária Médica – (63) 98155 – 0040
Cisas – BM: (63) 98456 – 5981