Mobilidade e longevidade: como a fisioterapia pode mudar a vida de idosos

Fisioterapia pode auxiliar na qualidade de vida e independência da melhor idade.

A chegada da idade proporciona diversos desafios, principalmente em relação a mobilidade. A fisioterapia é uma aliada essencial para que os idosos continuem a manter sua independência e qualidade de vida, prevenindo quedas e auxiliando na longevidade e na capacidade funcional das pessoas durante o dia a dia.
De acordo com o Cabo PM Graciano, fisioterapeuta da Fundação Pró-Tocantins (FPTO), a fisioterapia preventiva é de extrema importância para a manutenção da saúde do paciente. “Muitas pessoas pensam que o tratamento com a fisioterapia deve ocorrer apenas em caso de lesão, mas na verdade, a fisioterapia preventiva ajuda a evitar o aparecimento de lesões, doenças ou complicações, promovendo a saúde e o bem-estar. Além disso, em idosos, a intervenção precoce pode prevenir o declínio da mobilidade, mantendo o corpo em equilíbrio e funcionalidade, evitando, por exemplo, quedas, que são uma das maiores causas de hospitalizações entre idosos”, disse.
A prática regular de exercícios específicos orientados por fisioterapeutas pode trazer benefícios à saúde cardiovascular e mental dos idosos, ajudando a prolongar a longevidade com mais qualidade. O acompanhamento especializado garante que os exercícios sejam realizados de forma segura e adaptada às necessidades de cada paciente, respeitando seus limites e potencialidades.
Com a população idosa crescendo, o acesso a serviços de fisioterapia se torna cada vez mais importante para garantir que os idosos envelheçam de forma ativa e saudável. A FPTO proporciona, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, atendimento na área.
Acesso e agendamento
Para os militares que desejam ter acesso a fisioterapia em Palmas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Saúde e Assistência Social do Corpo de Bombeiros do Tocantins (Cisas-BM) ou a Diretoria de Saúde e Promoção Social da Polícia Militar do Tocantins (DSPS-PMTO) através dos números:
Cisas – BM: (63) 3218-4736
DSPS – PMTO: (63) 3218-2701 / 4710 / 2722 / 2762
Em Gurupi, Porto Nacional e Araguaína, os agendamentos são realizados nos Batalhões da Polícia Militar.
Gurupi – Núcleo de Saúde do 4º BPM: (63) 3314-1414 / (63) 99203-5832
Porto Nacional – Núcleo de Saúde do 5º BPM: (63) 3363-4674