No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a FPTO reforça que a conscientização faz a diferença na prevenção e detecção precoce da doença.
Comemora-se hoje, dia 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que tem por objetivo alertar os homens sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Muitos homens não tem o costume de zelar pela boa manutenção da saúde, seja por preconceito ou desinformação, e isso acaba contribuindo para que diversas doenças sejam diagnosticadas já em estágio avançado. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 65 mil casos de câncer de próstata são diagnosticados no Brasil por ano, causando cerca de 15 mil mortes anualmente.
A doença, se diagnosticada nos estágios iniciais, tem grandes chances de cura, mas para isso, exames como o toque retal e a dosagem do PSA são essenciais. O toque retal, embora ainda seja alvo de grande preconceito, é de rápida realização, indolor e pode salvar vidas. A realização dos exames de forma regular é de suma importância para o diagnóstico precoce, visto que nos estágios iniciais a doença não apresenta sintomas.
Além da realização dos exames, a prevenção é essencial: a prática de exercícios físicos regulares, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar são hábitos que contribuem para a saúde geral e ajudam a prevenir diversas doenças, incluindo o câncer de próstata.
A Fundação Pró-Tocantins ressalta que cuidar da saúde é um ato de amor-próprio. Homens a partir dos 50 anos, ou 45 anos em casos de histórico familiar da doença, devem procurar acompanhamento médico regularmente. Para saber como ter acesso ao atendimento pelo SUS basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Beneficiários da Fundação podem ter acesso ao profissional por intermédio do FA-SAÚDE.
Por Amanda Dias