Telefone

(63) 3212-3382

Dia Mundial do Sono; os impactos do sono na saúde física e mental

Para uma boa qualidade de vida e bem-estar, a Fundação Pró-Tocantins separou algumas dicas para a boa manutenção do sono.

Nesta sexta-feira, 14 de março, celebra-se o Dia Mundial do Sono, uma data voltada para a conscientização sobre a importância do sono e o seu impacto na saúde física e mental. Para que o organismo humano funcione bem, o descanso é essencial, e a privação de sono pode acarretar diversos prejuízos, uma única noite de sono mal dormida pode causar impactos imediatos como confusão mental, irritabilidade, queda de imunidade e espasmos musculares.

Em se tratando da falta de sono crônica, ela está associada a diversas condições de saúde, como obesidade, depressão, transtorno de ansiedade, agressividade, estresse, menor crescimento em crianças e adolescentes. Doenças relacionadas ao sono podem desencadear ou agravar doenças incluindo transtorno bipolar, ansiedade, depressão, síndrome do estresse pós-traumático e transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.

Para uma boa qualidade de vida e bem-estar, a Fundação Pró-Tocantins separou algumas dicas para a boa manutenção do sono. Veja abaixo:

• Mantenha um horário regular para dormir;
• Evite consumo de estimulantes como cafeína, nicotina e álcool nas horas que antecedem o sono;
• Invista em um ambiente confortável para uma melhor qualidade de sono;
• O uso de eletrônicos é prejudicial a qualidade do sono e a luminosidade pode interferir na produção da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

A Fundação Pró-Tocantins reforça é fundamental refletir sobre nossos hábitos e priorizar o sono como parte essencial de um estilo de vida saudável, dormir bem não é apenas uma necessidade biológica, mas um pilar para a manutenção da saúde física e mental. A Entidade também reforça que beneficiários e seus dependentes tem acesso a diversas especialidades por intermédio do nosso convênio com o plano de saúde, podendo tratar também distúrbios relacionados ao sono.

Por Amanda Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *