A Fundação Pró-Tocantins reforça que beneficiários e seus dependentes tem acesso a diversas especialidades, incluindo médicos especializados em saúde mental.
Neste domingo, 30 de março, é comemorado o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. A doença é caracterizada pela transição entre episódios maníacos e depressivos, e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 140 milhões de pessoas no mundo, desses, sendo cerca de 2,5% da população brasileira. A condição afeta de forma direta e significativa a vida dos pacientes e familiares.
Ainda segundo dados da OMS, a incidência da doença em homens e mulheres tem proporções semelhantes, mas as mulheres tendem a ter um início mais tardio, com a ciclagem mais rápida entre episódios, enquanto nos homens, os episódios se manifestam de forma mais agressiva. O diagnóstico do Transtorno Bipolar é clinico, e pode ser realizado por um médico psiquiatra, após um estudo detalhado da situação do paciente. Quando ao tratamento, a abordagem realizada é interdisciplinar com o psiquiatra, psicólogo e neurologista.
A Fundação Pró-Tocantins reforça é fundamental cuidar da saúde física e mental. A Entidade também reforça que beneficiários e seus dependentes tem acesso a diversas especialidades por intermédio do nosso convênio com o plano de saúde, podendo tratar também doenças relacionadas a saúde mental.
Por Amanda Dias