A importância da saúde mental para os militares tocantinenses

A rotina dos militares pode causar danos à saúde mental. O Diretor-presidente da Fundação Pró-Tocantins destaca importância da procura de auxilio profissional.

A vida como militar, além de muito comprometimento, exige muito preparo físico e mental. As funções diárias, como patrulhas, operações terrestres e aquáticas, plantões e treinamentos podem exigir muito desses profissionais, as missões de combate, situações de conflito, a perda de colegas e a exposição constante ao perigo podem causar danos à saúde mental. Por isso é necessário um suporte continuo para a saúde psicológica.

Dentre os principais desafios enfrentados pelos militares estaduais quando o assunto é saúde psicológica estão:

Estresse Pós-Traumático (TEPT): No Transtorno de Estresse Pós-Traumático, o militar tem flashbacks, revive nitidamente o trauma, tem pesadelos e uma constante sensação de alerta. Segundo o Periódico SciELO, por meio de uma pesquisa realizada em 2014, estimasse que cerca de 5,4% e 43,1% dos militares podem ter TEPT.

Depressão e Ansiedade: Ainda de acordo com o Periódico SciELO, cerca de 9% a 38,8% dos militares podem sofrer de depressão. A ansiedade também vem se tornando um problema de saúde cada vez mais decorrente devido às constantes situações de risco.

Síndrome de Burnout: Alguns estudos postados no Periódico SciELO, estimam que até 28% dos militares podem experimentar Burnout. Os sintomas atribuídos a doença são exaustão emocional e despersonalização devido às demandas físicas e emocionais da profissão.

Infelizmente, muitos militares que estão passando por problemas acabam negligenciando sua saúde mental, seja por falta de conhecimento ou por estigma. Para o Diretor-presidente da Fundação Pró-Tocantins, Coronel PM R/R Benício, esses empecilhos devem ser superados para que os militares demonstrem força e procurem ajuda. “Reconhecer que está com problemas e buscar ajuda, para mim, é a maior força que um militar pode demonstrar. Nossa profissão nunca foi fácil, e antes não tínhamos acesso ao suporte de saúde mental como temos hoje. A própria Fundação oferta o atendimento psicológico aos militares”, disse ele.

Para os militares que desejam ter acesso ao acompanhamento psicológico, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Saúde e Assistência Social do Corpo de Bombeiros do Tocantins (Cisas-BM) ou a Diretoria de Saúde e Promoção Social da Polícia Militar do Tocantins (DSPS-PMTO) através dos números:
Cisas-BM: (63) 3218-4736
DSPS – PMTO: (63) 3218-2701 / 4710 / 2722 / 2762

Os militares também podem se dirigir a Fundação presencialmente e pedir para ser encaminhado para o atendimento do FAM/FA-SAÚDE.

Por Amanda Dias