Agradecimento CEL RR PM Lyvya Gomes do Prado – Coordenadora FPTO Região Norte
Neste mês de Maio/2021, completou 01 (um) ano da confirmação do 1º caso de militar da ativa Positivo para a Covid 19 em Araguaína e região.
Quero aqui render meus agradecimentos e respeito aos nossos aguerridos Policiais e Bombeiros militares pela atuação na linha de frente de combate à proliferação e prevenção à Covid-19, sempre apoiando os agentes municipais de saúde nas ações de orientação à população, fiscalização e repressão aos infratores das medidas sanitárias. Parabenizo-os em nome do comandante do 2º BPM TEN CEL QOPM Valdeonne Dias da Silva e do 2 º BBM MAJ QOBM Clóvis Eduardo Fernandes Carneiro.
Meu agradecimento e reconhecimento ao Presidente da Fundação Pró-Tocantins, CEL PM RR Luiz Cláudio Gonçalves Benício, sempre diligente e presente no anseio de ajudar as demandas advindas da pandemia, em especial porque me concedeu a honra de coordenar a Região Norte (de Colinas ao Bico do Papagaio), função árdua de labuta, mas salutar na grandeza de poder apoiar nossos irmãos de farda, inclusive por ter autorizado a aplicação de verbas para a reforma das instalações do Serviço de Saúde e da Fundação em Araguaína, melhorando o conforto de nossos militares e dependentes quando da espera pelos atendimentos.
Reconheço e parabenizo também o Serviço de Saúde do 2º BPM, essa equipe maravilhosa que tive a honra de chefiar até meados da pandemia que, juntamente com a Fundação Pró-Tocantins, trabalham com muito afinco para vencer os transtornos de saúde física e mental dessa Pandemia da Covid 19, pois acredito serem os tempos mais difíceis enfrentados em muitos anos, mas continuamos diligentes neste desafio e na esperança em Deus que sejamos vitoriosos.🙏🏻🙏🏻
Apesar do efetivo reduzido e com 02 profissionais afastados por comorbidade, ainda realizaram, durante a pandemia, quase 12.000 atendimentos, em média 20% do total de atendimentos feitos pelas nossas equipes de saúde em todo o Estado do Tocantins.
Assim, parabenizo a equipe médica hoje chefiada pelo TEN CEL QOS Pantarotto. Em especial agradeço o, hoje, TEN CEL QOS Moreira Jr., promovido recentemente por merecimento, justíssimo em face de seu trabalho diuturno, que nunca mediu esforços para bem atender nossas dúvidas, além do acompanhamento e orientações à nossa tropa de forma geral e neste momento tão difícil de pandemia. Friso que nossos 02 médicos realizaram 18 % dos atendimentos médicos registrados na PMTO.
Além da equipe de enfermagem do 2º BPM (MAJ QOS Rosemary, enfermeira Izabela e os SUB TEN Cláudio e Gisely) que acompanharam, junto com os médicos, quase 400 casos suspeitos da Covid 19 de militares da ATIVA, alguns entraram na lista mais de 01 vez, restando vários casos confirmados Positivos para Covid 19, dos quais 09 (nove) foram internados e, felizmente, o último colega saiu da UTI no dia 26.05.2021e já se encontra em casa, amém.
Meu agradecimento à equipe de Odontologia (MAJ QOS Athos e MAJ QOS Aline e suas auxiliares Vanessa e Deuseny) que, mesmo com efetivo reduzido, continuaram firmes durante esse período de pandemia, realizando mais de 1000 atendimentos e mais de 2000 procedimentos, ressaltando que, só em 2021 realizaram 23% de dos atendimentos odontológicos na PMTO. Felizmente, até o momento, nenhum militar ou dependente foi contaminado pelo COVID-19 em decorrência desses atendimentos.
Agradeço muito nossa única fisioterapeuta, MAJ QOS Marta, que aperfeiçoou seus conhecimentos e está conseguindo reabilitar muitos colegas, da ativa e inativos, das consequências nefastas da Covid 19, além dos atendimentos emergenciais em torno de 30% do geral na PMTO só em 2021.
Importantíssimo registrar os mais de 1000 atendimentos psicológicos de durante a Pandemia, 32 % só no 1º trimestre 2021 dos atendimentos de toda a esfera da PMTO, realizados pela Psicóloga Isabella, contratada pela FPTO e pela MAJ QOS Vanusia remoto. Tratando a ansiedade dos nossos beneficiários, ajudando-os com seus medos, além dos casos de luto e da tristeza dos 02 (dois) óbitos por covid de militares inativos em nossa região. Confeccionaram 24 laudos psicólogos, seja para obtenção do porte de arma de fogo pelos inativos, ou para cirurgias de laqueadura, vasectomia e bariátrica.
Lembremos da atuação maravilhosa das colaboradoras diretas da Fundação Pró-Tocantins em Araguaína, Nilmaci, Danielle e Leide, muralhas em defesa dos nossos pacientes e beneficiários, apoiando-os na resolução de suas necessidades, como no uso do nosso plano de saúde Fa+Saúde e demais benefícios que essa maravilhosa instituição nos oferece, além da importância singular da higienização de nossas instalações.
Finalmente, pelos muitos relatos e vivências dos colegas que testaram positivos covid, da ativa e inatividade, policiais e bombeiros militares e vários dependentes, observo a coragem de nossa tropa e a responsabilidade de SEMPRE BEM atender nossos cidadãos. Bem como de nossos beneficiários, seja pela equipe da Fundação Pró-Tocantins, ou da Saúde do 2º BPM, devendo ter a cortesia e alento que estes momentos de agonia e medo necessitam, em face da existência e consequências dessa doença maldita. Deus proverá o fim breve da pandemia.
Fonte: CEL RR PM Lyvya Gomes do Prado – Coordenadora FPTO Região Norte