Telefone

(63) 3212-3382

Bravura e Honra – SD Ezequiel

Superação é uma das palavras que definem o Soldado *Ezequiel Canoli.*
Sua história é cheia de honra e bravura, não só pela defesa da ordem e por sua persistência em querer cumprir a sua missão, mas também por lutar bravamente por sua vida e compartilhar os aprendizados que tirou de suas cicatrizes.

No carnaval de 2016, o SD Ezequiel, juntamente com o então comandante da guarnição, Tenente Joelson (hoje capitão da reserva) e Sd Rhovio trabalhavam no serviço de inteligência do 4º Batalhão de Polícia Militar em Gurupi-TO.
Ao verem um indivíduo armado, imediatamente buscou-se a sua intervenção e se deslocaram atrás do indivíduo, que ao notar ser uma abordagem policial tentou se evadir.

O Soltado Ezequiel percebeu o sentido que ele estava indo e onde possivelmente iria sair e foi com a viatura para o local.

Informou, repetidas vezes, que se tratava de uma abordagem policial, mas em um dado momento, o indivíduo sacou a arma dando início a uma troca de tiros.
Ezequiel foi baleado na cabeça e de raspão no tórax e na perna, o indivíduo infrator foi baleado no tórax, momento em que foi contido pelos seus companheiros de equipe.

Ezequiel foi imediatamente conduzido ao hospital mais próximo, devido a intensidade do sangramento e o risco de morte. Ao chegar ao local, todos os profissionais da saúde se surpreenderam por ele estar consciente e vivo. O médico do batalhão foi muito enfático ao dizer que o evento esperado, na situação, era o óbito, porém ele superou todas as expectativas.

Após ter renascido, Ezequiel diz ter tirado grandes lições deste momento:

FÉ: Por Deus ter lhe dado a chance de continuar a viver.

SUPERAÇÃO: Mesmo passando 36 horas na UTI, ele se recuperou e está ativo.

CORAGEM: Pra continuar no serviço depois disso tudo, e Deus tem lhe dado coragem a cada dia.

COMPANHEIRISMO: Teve um grande exemplo do que é espírito de equipe, que tanto é ensinado nos cursos de formação, e também a dar valor a família e amigos, que ajudaram e ajudam a superar os traumas.
Essas são as lições que o Soltado Ezequiel gostaria que a sua história ensinasse.

Ao nosso guerreiro, uma salva de Palmas. Conte com a Fundação Pró-Tocantins em qualquer momento.

Posts Recentes