Telefone

(63) 3212-3382

Conheça as doenças bucais e os cuidados para prevenir e tratá-las

Cuidar da saúde bucal, vai muito além de uma questão estética, existem diversas doenças que acometem essa parte do corpo: gengivite, cárie, halitose e até alguns tipos de câncer – essas são algumas das patologias que podem ser descobertas e tratadas desde que haja o acompanhamento profissional.

A maior parte desses problemas pode ser prevenido com hábitos de higiene: escovar os dentes após refeições, fazer o uso do fio dental, escolher o creme dental adequado, manter hábitos saudáveis de alimentação e visitar o dentista ao menos a cada seis meses, como explica a Sargento Jahiny Almeida Guimarães, que é profissional da área.

“Recomendamos ir ao dentista, pelo menos a cada seis meses, o objetivo é fazer um check-up da saúde bucal e garantir que o sorriso esteja saudável. Observamos por completo a boca do paciente; se existe doença periodontal, presença de cáries, mudança de coloração nas gengivas ou dentes. É importante lembrar que, mesmo que o dentista seja especialista em saúde bucal, ele pode identificar sintomas de outras doenças, como HPV, diabetes, osteoporose, câncer, dores de cabeça e até problemas cardíacos.”, pontua a cirurgiã dentista.

FATORES DE RISCO

Existem alguns problemas que podem aumentar as chances de desenvolver cáries e problemas nas gengivas, isso porque a saliva tem as importantes funções de lubrificar a e equilibrar a acidez da boca. Condições que prejudicam a produção de saliva, como diabetes descontrolado e tratamentos quimioterápicos, são fatores de risco.

Já o câncer de boca, tem como principal fator de risco o cigarro. Para se ter uma ideia, cerca de 80% dos casos da doença no país são de pacientes fumantes, de acordo com a A.C.Camargo Cancer Center. O excesso de álcool também aumenta a predisposição ao desenvolvimento deste e de diversos outros tipos de câncer.
Fonte: Ascom – Fundação Pró-Tocantins