Defesa Civil: desafios e proteção

A Defesa Civil é uma Instituição, que não é vista somente pelo colete, uma pessoa ou por uma instalação física. A Defesa Civil é um sistema, que trabalha com um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social.  Tem o objetivo de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres.  Atua antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas: Prevenção; Mitigação; Preparação; Resposta e a Recuperação.

O TC Alves, superintendente responsável pela Defesa Civil relata a abordagem necessária para se prevenir os desastres naturais que acontecem no nosso Estado, “Os desastres naturais tem aumentado muito hoje no Brasil, até pelas mudanças climáticas e cada vez mais  a gente está vendo eventos adversos intensos, seja muita chuva em pouco tempo, seja seca severa, então isso tem ocasionado vários desastres naturais. Para cada tipo de desastre existem formas de se prevenir.

Dentro da nossa realidade do Tocantins, não temos muitos casos de deslizamento, como vimos Brasil afora, para essa situação há um tipo de prevenção especifica, ma o grande desastre aqui no Estado é realmente o incêndio florestal, para esse tipo de desastre a prevenção atua fortemente em uma das variáveis que é mais definidora do problema, que é a ação humana. Algumas variáveis a gente não consegue atuar que é a umidade, a temperatura, a vegetação. Só que isso tudo só vai virar incêndio florestal se houver a ação humana de iniciar.”

Então qual é a prevenção para o incêndio florestal?

• São ações educativas, visitas preventivas. Hoje a Defesa Civil do Estado realiza o projeto Foco no Fogo, encabeçado pela SEMARH juntamente com o Comitê do Fogo, onde o objetivo é percorrer até 60 municípios, realizando visitação in loco para os moradores, produtores rurais e chacareiros, alertando-os sobre o risco e se provocar incêndios. afirma o superintendente.

O trabalho de PREVENÇÃO precisa do envolvimento também da população, por isso, é imprescindível que as pessoas da própria comunidade, normalmente moradores de áreas de risco já conhecidas e mapeadas, que ao observarem qualquer anormalidade entrem em contato com a DEFESA CIVIL MUNICIPAL, para que a mesma verifique os possíveis riscos e tome as devidas providências.

Qual a importância de ter uma rede de comunicação com outros órgãos e o acionamento da Defesa Civil nas ações?

• O acionamento da Defesa Civil é relacionado ao Sistema, se pegarmos as cheias que ocorreram no início do ano, a parte de resposta só foi bem sucedida, mas bem sucedida porque? Porque não tivemos mortes, não tivemos perdas de bens materiais, onde foi necessário dar apoio para a retirada de pertences dos cidadãos com embarcações e até mesmo caminhões, o Sistema de Defesa Civil, incluindo as municipais, conseguiram ter a resposta nesta ação. Mas, isso só foi possível porque houve o alerta com antecedência.

Foi percebido que havia muitas chuvas na cabeceira do rio Tocantins, na região do Goiás, e que em algum momento essa água iria chegar ao Tocantins. Com essa informação em mãos, o nosso monitoramento alertou as defesas civis municipais para que atuassem.

Da mesma forma com incêndios florestais. Ficamos monitorando via satélite, onde há mais focos de calor, realizamos o contato com a brigada do Município, repassamos a informação ao Corpo de Bombeiros, trabalhamos em conjunto com os brigadistas do Naturatins.

Essa rede institucional que a Defesa Civil consegue manter é interessante porque monitoramos em cima da informação, e dessa forma iremos discutir com os parceiros a melhor estratégia para agir naquela situação, para que aquele desastre seja, pelo menos, minimizado.

Quais as dificuldades enfrentadas durante as ações?

• Os maiores desastres ambientais que acontecem no Estado são as queimadas e, eventualmente, as cheias dos rios. Mas, são desastres que não temos relatos de perdas de vidas humanas, porque esse é o principal problema, para quem trabalha no sistema de atendimento de emergência. Por mais que você tente ajudar, nem sempre é possível evitar 100% os problemas do desastre.

Essa condição de estar sempre correndo atrás do problema, é o maior limitador. Como a gente tenta superar isso? Com a integração. A gente sabe que a logística e o conhecimento total da situação, são limitadores. Situações onde temos contato com vítimas é o principal problema para quem atua nessa área e na situação de resposta. Precisamos ter um preparo psicológico adequado para aceitar que nem sempre conseguiremos evitar todos os malefícios dos desastres.

A Defesa Civil é o órgão responsável por prevenir e socorrer pessoas das situações de desastres. O trabalho de prevenção começa com o mapeamento das áreas de risco, a localização e constatação de situações que possam culminar em desastres ou acidentes, diante destas condições a Defesa Civil realiza ações preventivas para evitar que o desastre aconteça e, se acontecer, que ele cause o mínimo de danos às pessoas e ao meio ambiente. Mas quando o desastre acontece sem cuidados prévios, a Defesa Civil age prontamente socorrendo e minimizando os efeitos causados às pessoas e ao meio ambiente até a completa estabilização da normalidade.

Em caso de Emergência, a Defesa Civil está sempre à disposição, através do telefone: (63) 3218-4718

Fonte: Giulia Galvão – Fundação Pró-Tocantins