Dia da Alimentação; realmente existem alimentos cancerígenos?

A IARC é o órgão responsável por classificar essas substâncias alimentares, de acordo com o potencial de risco a saúde.

Celebrado hoje, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação levanta importantes questões a respeito da saúde e da nutrição. Uma das discussões mais importantes e amplas é a relação entre a alimentação e o desenvolvimento de doenças, em especial o câncer. A ciência revela que alguns componentes contidos nos alimentos podem aumentar o risco de incidência dessa doença, assim como o consumo exagerado ou frequente de determinados produtos, podem contribuir para o desenvolvimento de tumores ao longo do tempo.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), é o órgão responsável por classificar essas substâncias, de acordo com o potencial de risco a saúde. Os riscos relacionados a esses alimentos geralmente são provenientes de substâncias químicas formadas durante o processamento, cocção ou em ingredientes presentes naturalmente.

Segue abaixo os principais grupos de alimentos que, segundo estudos, estão associados a um risco aumentado de câncer:
• Carnes Processadas
A IARC classificou as carnes processadas, como salsichas, bacon, presunto e embutidos, como carcinogênicas para humanos.
• Carnes Vermelhas
As carnes vermelhas, como carne bovina, suína e cordeiro, foram classificadas como provavelmente carcinogênicas para humanos.
• Alimentos Ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados, como biscoitos industrializados, salgadinhos e refrigerantes, são ricos em gorduras trans, açúcares refinados e aditivos químicos. Estudos indicam que dietas ricas nesses produtos estão associadas a um risco maior de diversos tipos de câncer, como o colorretal e o de mama.
• Bebidas Alcoólicas
O consumo excessivo de álcool está associado a um aumento do risco de vários tipos de câncer, como o de fígado, boca, esôfago e mama. O álcool é classificado pela IARC como carcinogênico.
• Acrilamida em Alimentos Fritos e Assados
A acrilamida, uma substância formada durante o preparo de alimentos ricos em carboidratos em altas temperaturas, como batatas fritas e pão torrado, tem sido apontada como potencialmente cancerígena.

Como reduzir o risco?
É impossível eliminar completamente o risco de câncer por meio da alimentação, mas algumas práticas podem ajudar a reduzir esse risco, como a moderação no consumo de carnes processadas e vermelhas, substituição métodos de cocção que utilizam altas temperaturas, aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, além da limitação do consumo de alimentos ultra processados e bebidas alcoólicas.

Também é de suma importância manter o check-up em dias e observar os sinais do seu corpo. Militares beneficiários da Fundação Pró-Tocantins podem ter acesso a atendimento integrado na área da saúde. Para filiar-se a Entidade basta dirigir-se a sede da FPTO, localizada na 602 Sul Av. NS 2, 443 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO.