Conheça os tipos de autocuidado e seus benefícios
Com uma rotina cada vez mais acelerada, cuidar de si mesmo tem se tornado mais difícil, mas essa prática, conhecida como autocuidado, tem sido cada vez mais necessária. O autocuidado é essencial para o bem-estar físico e mental. Sua definição pode ser compreendida como toda e qualquer ação que você realize em prol de cuidar da sua saúde física, mental e emocional.
Neste Dia do Autocuidado, celebrado hoje, 24/07, a Fundação Pró-Tocantins (FPTO) separou alguns exemplos de autocuidados para você que está buscando construir uma rotina melhor e investir no seu bem-estar:
Autocuidado físico: pode ser definido como a prática de exercícios físicos, boa alimentação, sono adequado e cuidados médicos em dias.
Autocuidado mental: a desconexão digital, meditação e leitura podem ser considerados exemplos dessa prática.
Autocuidado emocional: falar sobre os seus sentimentos com familiares e amigos, escrever um diário e refletir sobre coisas pelas quais você é grato são exemplos desse tipo de autocuidado.
Autocuidado social: manter-se em um círculo social saudável, com pessoas que te apoiam e impor limites claros são importantes pontos do autocuidado social.
Autocuidado profissional: investir em formação contínua, investir em um espaço de trabalho confortável, manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Autocuidado espiritual: praticar orações, caso faça parte das suas crenças, se conectar com a natureza e desenvolver atividades significativas são exemplo desse tipo de autocuidado.
Alguns benefícios do autocuidado são redução do estresse, melhora da saúde física, aumento da produtividade e fortalecimento dos relacionamentos. Não trate o autocuidado como luxo, e sim uma necessidade e investimento na sua qualidade de vida.
Por Amanda Dias