A 3°SGT Meire Cunha esclareceu questões relacionadas ao consumo de chocolate e a saúde.
Hoje, 07 de julho, celebramos o dia de um dos doces mais amados do mundo, o chocolate. Não se sabe ao certo a origem da data, mas estima-se que ela foi criada para celebrar a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XVI. Quanto a origem do chocolate, bem, acredita-se que sua origem se deu a América Central e do Sul, onde civilizações antigas como os maias e os astecas usavam grãos de cacau para fazer uma bebida amarga.
Hoje, alguns séculos depois de sua origem, o chocolate, além de fonte de conforto, também pode trazer benefícios a saúde de quem o consome. “Desde que consumido com moderação, os chocolates amargos são fonte de antioxidantes, além de conter um aminoácido que o corpo usa para produzir serotonina, o hormônio do bem-estar”, disse a 3°SGT Meire Cunha, nutricionista da Fundação Pró-Tocantins.
Ela ressaltou ainda que, apesar da grande variedade de chocolates existentes no mercado, a preferência sempre deve ser dos chocolates mais amargos, estes têm menor teor de açúcar. Agora que você já sabe como aproveitar os benefícios do chocolate é só aproveitar a data para se deliciar sem culpa!
Por Amanda Dias