Dia Mundial da Obesidade: alerta sempre presente para o obeso

A previsão é de que 30% da população brasileira será obesa em 2030

Dia Mundial da Obesidade ou Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, o último instituído pela Lei nº 11.721/2008, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir a obesidade.
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo, causado pelo aumento de consumo de energia na alimentação, ou seja, uma ingestão superior da taxa metabólica basal e a falta de realização de atividades no dia a dia que queime essa energia excedente, a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente e ela desencadeia várias outras doenças com o passar dos anos.
Caso o paciente não seja submetido ao tratamento adequado e com manutenção, pode reduzir a sua qualidade de vida e predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, gordura no fígado, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer. Dessa forma, a Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.
A nutricionista da Fundação Pró-Tocantins, SGT Meire Guilherme afirma que o estilo de vida sedentário é um fator de risco e que a prática de atividade física é um benefício para saúde “O incremento da atividade física no dia a dia está intimamente relacionado com a melhor qualidade de vida, expectativa e ganho de saúde. A atividade física envolve modalidades ocupacionais, domésticas e lazer. A atividade física reduz a inflamação e a diminuição do ambiente obesogênico. O exercício influencia também no estilo de vida, diminuindo a possibilidade de fumar, reduzindo o estresse e o apetite. Os benefícios dos exercícios são valiosos e se repetem em diversas faixas etárias, desde jovens até idosos, e são confirmados a necessidade das crianças e jovens.”
A previsão de que 30% da população brasileira será obesa em 2030 é uma estimativa divulgada pelo relatório do Global Burden of Disease Study, uma iniciativa da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Segundo o relatório, se as tendências atuais de crescimento da obesidade no Brasil continuarem, é possível que a taxa de obesidade tenha atingido 30% da população em 2030.
“A prevalência do comportamento sedentário, horas em frente à TV, ao computador, uso de celulares, está associado ao mau preparo das refeições, pois a utilização de aplicativos para pedir refeições prontas, em sua maioria fast food, denotam más escolhas alimentares e aumento do excesso de peso e obesidade.” ressalta a nutricionista.
É necessário reservar um tempo para planejamento das refeições e lanches a serem consumidos durante a semana, reduzindo, portanto, os produtos industrializados ricos em gordura saturada, açúcar e sódio. Associado à diminuição do comportamento sedentário, levará a ganhos extraordinários quanto ao controle do peso.

Giulia Galvão