Telefone

(63) 3212-3382

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: diagnóstico e qualidade de vida

Brasil tem números elevados de incidência da condição neurodivergente.

Celebramos hoje, 02 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), é essencial para conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão das pessoas com a condição neurodivergente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas estão dentro do espectro autista.

Apesar dos números elevados da condição no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Neurologia Infantil (ABNI), o tempo médio para a realização do diagnóstico de TEA no país pode ultrapassar três anos, diminuindo as chances de garantir o desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas das pessoas autistas. A demora no diagnóstico também pode levar a dificuldade no acesso de terapias essenciais, como a fonoaudiologia e a terapia ocupacional.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria os principais sinais do autismo podem ser percebidos já nos primeiros anos de vida, como a dificuldade na comunicação verbal e não verbal, padrões restritos de comportamento e interesses repetitivos. Ao perceber os sinais, os pais e/ou responsáveis devem se dirigir ao médico pediatra, caso seja criança. Em se tratando se adultos, a pessoa deve ser avaliada por uma equipe multidisciplinar.

A Fundação Pró-Tocantins reforça que beneficiários e seus dependentes tem acesso a diversas especialidades por intermédio do nosso convênio com o plano de saúde, podendo proporcionar maior qualidade de vida e oportunidade de promover maior qualidade de vida a pessoas neurodivergentes através do tratamento em saúde integrado.

Por Amanda Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *