Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: Minha vida importa!

Data é voltada para o debate aberto sobre o tema, o combate do estigma e a promoção de apoio emocional.

No dia 10 de setembro, o mundo se une e promove uma reflexão de extrema importância: a saúde mental e a prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as ocorrências continuam alarmantes. A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo, sendo a quarta maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, destacando a necessidade contínua de esforços preventivos​. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio.

O suicídio é um problema de saúde pública que afeta todo o mundo, e a campanha Setembro Amarelo reforça a importância de falar sobre a saúde mental de forma responsável e solidária. A campanha além de promover a conscientização sobre a temática, nos mostra que há uma necessidade de maior suporte para a saúde mental, extinguindo estigmas sobre a saúde mental e incentivando a busca de ajuda profissional para aqueles que enfrentam depressão, ansiedade ou pensamentos suicidas.

Se você ou alguém que conhece está passando por momentos difíceis, não hesite em procurar ajuda. Sua vida importa. Se você tem pensamentos suicidas, serviços como o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferecem apoio gratuito por meio do número 188, disponível 24 horas por dia. Lembre-se, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e deve ser tratada com a mesma importância. Reconhecer que precisa de apoio sempre será um sinal de força. Buscar um psiquiatra quando necessário é um ato de coragem e cuidado consigo mesmo.

Com o FA-SAÚDE você terá acesso a um suporte especializado para cuidar da sua saúde mental, garantindo que receba o cuidado necessário para se recuperar. Para realizar a adesão basta se dirigir a sala do FA-Saúde na sede da FPTO, localizada na 602 Sul Av. NS 2, 443 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO.

Minha Vida Importa

A Fundação Pró-Tocantins (FPTO), em observância a importância da temática, realizou nos dias 05 e 06 de setembro, em Palmas e Araguaína, respectivamente, o curso e palestra de Prevenção ao Suicídio Minha Vida Importa, ministrado pelo Tenente-Coronel Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. A capacitação abordou a importância da saúde mental e do apoio especializado àqueles que enfrentam dificuldades emocionais no exercício da função militar.

Ao todo, cerca de 400 agentes da segurança pública participaram do evento, e se conscientizaram sobre a importância da saúde mental, do apoio aos companheiros e a importância de buscar ajuda.