Telefone

(63) 3212-3382

Dia Mundial do Combate ao AVC; saiba como prevenir a doença

FPTO separou dicas essenciais para a prevenção da doença.

O Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como derrame ou AVC, é uma das principais causas de morte e incapacitação no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que cerca de 15 milhões de pessoas sofrem um AVC anualmente no planeta, e dessas, cerca de quase 5 milhões vem a óbito. Dentre os que sobrevivem, muitos ficam com alguma forma de incapacidade permanente, afetando a qualidade de vida de pacientes e familiares.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o AVC é responsável por mais de 80 mil mortes a cada ano, o país tem está entre os países que apresentam alta taxa de incidência da doença. Isso se deve a fatores de risco como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool e histórico familiar. Pessoas com hipertensão têm risco de três a quatro vezes maior de sofrer um derrame.

Levando em consideração o impacto negativo da doença, a prevenção é um pilar fundamental. A Fundação Pró-Tocantins separou dicas para você investir na boa manutenção da sua saúde. Confira abaixo.

• Controle da pressão arterial
O controle da pressão é um dos passos mais importantes para prevenir a doença. A hipertensão é um dos principais fatores de risco e pode ser controlada com dieta, exercício físico e, se necessário, medicamentos.
• Alimentação balanceada
A redução do consumo de alimentos ricos em sódio, como produtos industrializados, e investir em uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e peixes ajuda a manter níveis de colesterol e pressão controlados.
• Gerenciamento do estresse
O estresse pode ser um fator de risco para a ocorrência do AVC, ele contribui para o aumento da pressão arterial. Invista em técnicas de relaxamento e atividades como ioga e meditação.

Além disso, é de suma importância saber identificar os sintomas da doença de forma precoce, contribuindo para salvar vidas e reduzir a incidência de sequelas. Sinais como fraqueza súbita em um lado do corpo, dificuldade de falar ou entender, perda da visão em um ou ambos os olhos, e dor de cabeça intensa e súbita são comuns ao derrame. Caso identifique-os, disque 193 imediatamente e garanta a ajuda necessária.

Por Amanda Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *