Dia Nacional do Trânsito: respeitar as leis é essencial para uma direção segura

Hoje, dia 25 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Trânsito, voltado para o respeito às leis de trânsito e à segurança nas vias, buscando reduzir o número de acidentes e salvar vidas. De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2023, ocorreram mais de 33.743 mortes no trânsito, reforçando ainda mais a importância da conscientização dos motoristas, pilotos e pedestres.

No Tocantins, segundo o Corpo de Bombeiros, ocorreram 2.504 acidentes de transito envolvendo motoristas, pilotos e pedestres. Neste sentido, a Fundação Pró-Tocantins (FPTO) relembra algumas normas que nunca podem ser esquecidas no transito. Veja abaixo:

• Uso do cinto de segurança: O uso do cinto é obrigatório, independentemente do lugar no veículo, seja condutor ou passageiro.
• Respeitar o limite de velocidade: ultrapassar os limites estabelecidos coloca em risco a vida de pedestres e outros condutores.
• Não usar o celular ao volante: enviar mensagens ou atender ligações ao dirigir pode ser fatal. O tempo de distração pode ser o suficiente para provocar um acidente grave.
• Não beber e dirigir: o consumo de álcool diminui os reflexos e o nível de atenção. A combinação de bebida e direção ainda é uma das principais causas de acidentes fatais no Brasil.
• Atenção ao semáforo e à faixa de pedestres: respeitar o semáforo e dar prioridade aos pedestres na faixa são atitudes que ainda são desrespeitadas em muitas cidades. A convivência no trânsito depende da atenção e do respeito mútuo.
• Manter distância segura: manter uma distância adequada do veículo à frente permite evitar colisões em caso de freadas bruscas.
• Revisar o veículo regularmente: pneus desgastados, freios com problemas ou faróis mal regulados são falhas que podem causar acidentes graves.

Essa data é de suma importância para fomentar a reflexão sobre as atitudes ao volante e como pequenos hábitos podem prevenir tragédias. Ao respeitar a legislação e as regras de transito você salva vidas e contribui para um ambiente mais seguro nas ruas e estradas de todo o país.