Telefone

(63) 3212-3382

Dieta equilibrada pode melhorar a saúde mental

Uma boa alimentação influência positivamente diversos aspectos da vida.

 

A alimentação quase sempre é negligenciada quando se trata de saúde mental, mas ela é um pilar fundamental para a manutenção da saúde em geral e do bem-estar. Estudos recentes têm mostrado que uma dieta equilibrada pode desempenhar um papel crucial na redução de estresse e na boa manutenção da saúde mental.

Segundo um estudo publicado na Journal of Nutritional Biochemistry em 2023, alimentos ricos em ômega-3, como peixes e sementes de chia, podem diminuir os níveis do hormônio do estresse, o cortisol. O estudo também mostra que alimentos ricos em antioxidantes, como nozes e vegetais de folhas verdes, podem combater os danos causados pelo estresse crônico.

O estudo mostra ainda que alimentos ricos em carboidratos complexos, como integrais como aveia, quinoa e batata-doce, podem contribuir para manter os níveis de açúcar estáveis. Os picos e quedas bruscas no açúcar podem ocasionar oscilações de humor e aumento do estresse.

Além disso, a deficiência de vitaminas pode levar a sintomas de ansiedade e depressão. As vitaminas do complexo B, como a B6 e a B12, são essenciais para a saúde mental e o funcionamento do sistema nervoso e podem ser encontradas em alimentos como carnes magras, ovos e vegetais de folhas verdes. O magnésio, encontrado em nozes, sementes e espinafre, também é famoso por ser relaxante e pode ajudar a reduzir a ansiedade. Os probióticos, micro-organismos vivos que quando consumidos em quantidades adequadas proporcionam benefícios à saúde, presentes em alimentos fermentados como iogurte, kefir e chucrute, podem melhorar a microbiota intestinal, o que, por sua vez, pode reduzir os níveis de estresse e melhorar o humor.

A 3°SGT Meire Cunha, nutricionista da Fundação Pró-Tocantins, afirma que uma dieta balanceada pode mudar vidas. “Uma dieta equilibrada não só fornece os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo, mas atua em diversas áreas da nossa vida, como a prevenção do estresse, manutenção da saúde, bom-humor e também na melhoria da qualidade de vida em geral”, disse ela.

Por Amanda Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *