Em Araguaína, FPTO inicia campanha em função do Outubro Rosa

Encontro esclarece dúvidas e reforça a importância da prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero.

Em função da campanha Outubro Rosa, nesta quinta-feira, 03 de outubro, a Fundação Pró-Tocantins (FPTO) – Diretoria de Araguaína realizou, juntamente com o Serviço de Saúde do 2º BPM e o Instituto de Prevenção do Hospital do Amor (HA), um encontro voltado para a conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e o câncer de colo de útero com as mulheres policiais e bombeiras militares da região, bem como funcionárias civis, pensionistas e dependentes dos militares.
As participantes foram recepcionadas pela enfermeira Annayara Rodrigues de Oliveira, responsável pelo setor de Mamas do Instituto de Prevenção HA, que fez o convite as mulheres para que possam estar realizando os exames preventivos. “Hoje nós estamos organizando uma campanha de atendimento com as mulheres da Fundação Pró-Tocantins. Foi uma parceria firmada para que a gente possa atender as mulheres da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Aqui no Instituto nós ofertamos os seguintes exames: o exame de mamografia para mulheres dos 40 aos 69 anos e o exame de Papa Nicolau, que é o famoso preventivo para mulheres dos 25 aos 64 anos. Funcionamos de segunda a sexta, da 7 às 17h30. O atendimento pode ser feito via telefone pelo número 63341-3600. Ficamos aqui na Vila Norte e estamos esperando vocês”, disse ela.
Durante a ação, as mulheres presentes realizaram exames de mamografia e Papanicolau.
A médica Lígia Maria Caetano Campos Carneiro, supervisora administradora do instituto, apresentou a estrutura física, equipamentos de saúde e equipe de excelente, sempre frisando a satisfação da parceria da nossa Fundação, PMTO e BMTO nesta ação de prevenção.
Essa ação foi intermediada pela voluntária do HA, Coronel PM RR Lyvya Gomes do Prado, também Coordenadora FPTO, visando fortalezar a parceria com a Fundação e Unidades Militares. A Ten Cel PM Aline falou sobre a importância da iniciativa. “Estamos aqui hoje fazendo o movimento da ação do Outubro Rosa, em parceria com a Fundação Pró-Tocantins, Hospital do Amor e 2º Batalhão da Polícia Militar, onde as mulheres, tantas policiais como meninas, quanto funcionárias civis e parentes estão fazendo os exames de prevenção, de câncer de colo do útero e a mamografia, e aproveitar esse momento de descontração, de reunir as mulheres para falar sobre o assunto tão importante que a prevenção e aprender mais sobre a saúde da mulher. Quero agradecer a oportunidade de estar participando e convidar aquelas que ainda não puderam vir fazer seus exames para prevenir. É muito importante ter esses movimentos, lembrar sempre da saúde, em primeiro lugar”, disse ela.
Na ocasião, foi informada que através dessa parceria, as militares tocantinenses podem realizar tanto mamografia quanto papa Nicolau, no Instituto de Prevenção de forma gratuita. Para agendar consultas, a paciente pode ir até o Instituto presencialmente, no endereço Rua das Colinas, nº 768 – Vila Norte, com os documentos pessoais ou pode ligar no telefone (63) 3413-6000, ou ainda pelo WhatsApp (63) 3413-6001. Os serviços oferecidos pelo Instituto de Prevenção têm o reforço da carreta móvel, que leva os exames preventivos até os municípios da nossa região.