Telefone

(63) 3212-3382

Especialistas falam sobre a ansiedade e depressão

Neste mês de setembro, a Fundação Pró-Tocantins tem se dedicado numa campanha sobre cuidados mentais. Pensando nisso, foram ouvidos profissionais da área, que alertam sobre alguns problemas emocionais, dentre eles: a ansiedade e a depressão.
A psicóloga Socorro Gonçalves explica que a ansiedade nada mais é do que um estresse antecipado, uma reação natural do corpo. No entanto, ela se torna patológica quando acontece de fora exagerada, e, ou, rotineira.
Esse problema dá diversos sinais: cansaço, dores de cabeça, aceleração de pensamentos, queda de cabelo, entre outros; e pode desencadear inclusive, um estado de depressão.
A psicóloga Major QOSPM Juliana Oliveia, esclarece que, primeiramente, é importante saber a diferença entre a tristeza e a depressão em si, “Não é qualquer tristeza que a gente pode chamar de depressão. Quando a gente fala de um processo de adoecimento dessa tristeza, estamos falando de uma emoção contínua, que faz com que a pessoa deixe de fazer coisas que ela costumava fazer.”, pontua a especialista.
A depressão tem como sintomas, além da ansiedade: alterações no apetite, necessidade de isolamento, diminuição da libido, irritabilidade, cansaço constante, perda da autoestima, etc.
Os dois problemas requerem ajuda profissional. A Fundação se preocupa com a saúde e bem-estar dos militares, por isso divulgamos os canais de atendimento psicológico disponíveis para os nossos policiais e bombeiros. O agendamento no CAIS PM é feito pelo telefone (63) 3218-4740. Já o CBM realiza atendimentos pelo CISAS, agendados pelo número (63) 3218-4736.

Fonte:  Anna Caruzo – Assessoria de Comunicação da FPTO