Fundação Pró-Tocantins apoia 1° Treinamento em Saúde Mental

Apoiado pela Fundação Pró-Tocantins e o Serviço de Saúde, o comando do 2 ºBPM realizou o 1° Treinamento em Saúde Mental para os gestores do 2º BPM. Com a orientação da MAJ QOS Letícia e a psicóloga Isabella Nunes Monteiro que buscam fornecer auxílio aos comandantes na detecção de sinais indicativos de transtornos psicológicos dos policiais militares da área do 2 º BPM.

A saúde mental dos policiais está em voga no Brasil, onde o número de policiais que tira a própria vida é maior que o dos que morrem em serviço, segundo o relatório anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estudo, divulgado no final de 2020, aponta que, somente em 2019, 91 policiais – militares e civis – cometeram suicídio. Já os mortos no trabalho foram 72. Fora de serviço, 101 policiais foram mortos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados com o tratamento e atenção certas. As próprias instituições têm dificuldade em sistematizar e acolher esses dados, o que complexifica a abordagem e, consequentemente, dificulta a criação de políticas públicas voltadas para a saúde mental de policiais.

Com a preocupação de atender os militares (ativos e inativos) que estão distanciados da Capital, a Fundação Pró-Tocantins e pensando na preservação do bem-estar físico e mental da corporação, a Fundação promove mais uma ação para fortalecer o Setembro Amarelo, somando esforços na melhoria do atendimento ao nosso militar e sua família e promoção da qualidade de vida.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins