Num encontro que reuniu o público masculino de militares e civis do 6º Batalhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em Palmas, nesta terça-feira, 22, no Auditório do Colégio de Tempo Integral Caroline Campelo, a Fundação Pró-Tocantins (FPTO) realizou uma diversificada programação que envolveu palestras, momentos lúdicos e compartilhamento de informações sobre os cuidados com a saúde do homem, em especial sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Estiveram presentes a tenente-coronel da PM, Jacilene Lopes de Melo, diretora-presidente da Fundação Pró-Tocantins, o major da PM Wesley Costa, subcomandante do 6º BPM, o major do Corpo de Bombeiros, José Roberto de Oliveira, diretor financeiro da Fundação Pró-Tocantins (FPTO), a major da PM Kátia Cristina Amador da Costa, da Diretoria de Saúde da PM, além de demais militares e público civil.
O projeto, batizado de Pelotão AZUL, foi uma realização da Fundação Pró-Tocantins (FPTO), com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Laboratórios Sabin, Faculdade Fapal, dentre outros parceiros e teve como foco conscientizar o público masculino de militares e civis para que tomem as devidas precauções e cuidados sobre a saúde do homem e a importância do diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata. As ações do projeto são coordenadas pela tenente da PM, Louise Almeida, supervisora do FASAÚDE (benefício da FPTO), com o apoio das colaboradoras da unidade, soldado PM Thais Luana, enfermeira Luce Mary Lopes de Melo, Patianny Miranda, e demais integrantes da equipe.
O evento foi aberto pelo diretor financeiro da Fundação Pró-Tocantins, major BM José Roberto. Em seguida aconteceu uma palestra da enfermeira Lara Cabral e intervenção teatral realizada por colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde. Após, o médico urologista doutor Hilto Mota fez um bate-papo com os presentes e tirou dúvidas sobre as principais doenças que acometem os homens, seus diagnósticos e prevenções. O Laboratório Sabin disponibilizou a aferição de pressão arterial e os acadêmicos da Faculdade Fapal realizaram testes rápidos de glicemia no público presente.
Para a diretora-presidente da Fundação Pró-Tocantins, tenente-coronel da PM Jacilene Lopes de Melo, a iniciativa teve como objetivo tratar sobre um tema delicado, mas que precisa ser debatido. “A Fundação Pró-Tocantins tem esse papel de fomentar iniciativas que estejam relacionadas à saúde de seus beneficiários. E aproveitando o período do Novembro Azul, o encontro foi realizado para reforçar a importância de se prevenir e diagnosticar as principais doenças que acometem os homens. Esse momento foi muito válido, pois permitiu aos participantes interagirem com o especialista e tirar suas dúvidas”, ressaltou a presidente.
PROGRAMAÇÃO
DIA 29 DE NOVEMBRO
Local: AUDITÓRIO DO QCG / 304 SUL – Palmas/TO
Horário: 14 às 17 horas
Público-alvo: Efetivo do QCG-PMTO, 1º BPM, QCG-BMTO e 1º BBM Palestra com os urologistas Dr. Guilherme Coutinho e Danillo Tavares e enfermeiras da área técnica de saúde do homem da Secretaria Estadual de Saúde, encerramento com café da manhã. Participação do Laboratório Sabin.
DIAS 28 E 29 DE NOVEMBRO
Realização de testes para Hepatite B e C, HIV e Sífilis.
Local: Gab. médico do QCG – Palmas/TO
Horário: 14 às 17 horas
Público-alvo: Todos os militares.
Aline Brabo – Ascom Fundação Pró-Tocantins, integralizada pelo FAM