Participantes tiveram momento de lazer e ressaltam a importância do projeto
A Fundação Pró-Tocantins em Araguaína realizou na quarta-feira, 27, um momento de lazer e companheirismo no encerramento do ano de 2023 das atividades do Grupo de Orientação Psicológica para Adolescentes, oferecido pelo Serviço de Psicologia do 2º BPM.
Os encontros semanais e em parceria com a Diretoria de Saúde da PMTO são ministrados pela psicóloga Isabella Nunes Monteiro.
O Projeto, iniciado em junho de 2022, atende adolescentes dependentes legais de militares e pensionistas e possui o intuito de auxiliá-los no processo de transição da adolescência para vida adulta, proporcionando a integração de habilidades, princípios e atividades em forma de reflexão com base nos conceitos psicodinâmicos para melhorar a qualidade de vida. Dessa forma, eles puderam lidar com suas ansiedades, conflitos e ter auto reconhecimento diante das adversidades que se fazem transitórias nesta fase.
I. L., participante do projeto, ressalta a importância da ação e o papel fundamental que ela teve na sua vida: “Ano passado comecei a frequentar os encontros do grupo de orientação, como também, passei a ter sessões particulares com a psicóloga Dra. Isabela Monteiro e assim continuei até o atual ano. Ir ao grupo e receber apoio da Dra. Isabela e das meninas que o frequentam foi, de fato, muito crucial para minha melhora. Todos os encontros eram super leves, divertidos e construtivos para nossas vidas. As conversas e debates sobre infinitos assuntos me fizeram compreender melhor diversos aspectos que antes para mim era um problema.”
As mães das adolescentes do projeto comentam as melhorias que suas filhas tiveram ao participar dos encontros: “M. teve um desenvolvimento perfeito. Alguns hábitos simples que ela não conseguia realizar como falar, se expressar, expor as ideias e o que sentia. E a partir do momento em que ela começou a frequentar o projeto, pudemos ver essa melhora, como conversar mais conosco, sair do quarto. Às vezes achamos que filho dentro do quarto é filho protegido, mas não é. E quando ela começou a sair para estar conosco, já vimos que foi um resultado dos encontros e do grupo. Só temos que agradecer por essa ação.”
“Gostaria de expressar minha gratidão ao serviço de acompanhamento e assistência psicológica que minha filha, M. J., recebe no estabelecimento do 2° batalhão da PM -TO. Percebo que os cuidados com a saúde mental têm sido de suma importância para o desenvolvimento dela, que gradativamente dentro do seu próprio tempo tem buscado “evoluir” e adaptar-se às dinâmicas da vida e das transições conflituosas de fases, traumas que as vezes “naturalmente” ou involuntariamente o ser humano passa. Com a pandemia e pós pandemia ter acesso ao serviço de atendimento é algo necessário, por isso expresso a satisfação em poder contar com vocês ontem, hoje e esperançosa que sempre e que possam continuar ajudando na batalha de cuidar das nossas crianças e da nossa juventude, os bens mais preciosos de uma nação.”
Para mais informações e incluir seu dependente ligue:
Fundação Araguaína: (63) 3411 6422 e celular (63) 992615413
Serviço Saúde 2º BPM: (63) 3411-6412 e celular (63) 992037056