Outubro é um mês que chama a atenção para os cuidados com a saúde da mulher, e é importante lembrar do HPV, um grupo de vírus com diferentes mutações, que pode provocar a formação de verrugas nas mucosas e até mesmo o câncer (em alguns tipos de vírus). É importante conhecer o problema e evita-lo.
Diferente do que muitos pensam, o HPV não é fator de risco apenas para o câncer de colo de útero, mas também para o câncer de pênis. Como explica o médico Luiz Fernando Rocha.
“As variedades do vírus consideradas oncogênicas (causadoras de tumores), além de estarem relacionados à maior parte dos casos de câncer de colo de útero, podem atingir a genitália masculina”, explica o especialista.
SINTOMAS
O vírus pode ser assintomático ou atingir as regiões oral (lábios, boca, cordas vocais etc.), anal, genital e da uretra; causando o aparecimento de verrugas e lesões. As alterações nas genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos.
PREVENÇÃO
A vacinação ainda é a forma mais eficaz de se prevenir do HPV. Meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos podem ser vacinados pelo SUS. Outra orientação é que as mulheres façam o exame preventivo obedecendo à frequência de retorno estipulada pelo ginecologista.
Além disso, é importante o uso de preservativos durante atividade sexual, o que evita inúmeras outras doenças.
TRATAMENTO
Como existem variações do HPV, o vírus pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que esteve infectada, ou pode permanecer no organismo.
Quando o diagnóstico é feito, é necessário tratamento, que pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cautrerização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos verrugas e tumores.
Fonte: Ascom//Fundação Pró-Tocantins